A Procura Viking

terça-feira, 28 de junho de 2011

Historia Viking parte - 5

Coisas de Vikings
6.2 – Os Vikings da segunda metade do século IX até a primeira metade do século X:


Podemos dizer que esta é a chamada Época de Ouro dos Vikings. Eles já estavam bem organizados e possuíam colônias (os Noruegueses apenas) e bases militares fora da Escandinávia. Neste trecho veremos como, à partir ou não de tais pontos, os Vikings ampliaram seus domínios chegando a conquistar muitas áreas na Inglaterra e França, além de descobrirem a Islândia. Porém, também foi neste período que o Catolicismo, o germe da destruição dos Vikings,  começou a ser plantado nas sociedades Escandinavas, com a conversão de alguns Reis.

6.2.1 – Os Noruegueses no Período de 850 a 950:
Os Noruegueses continuavam suas navegações desenfreadas e, em 860, navegando para noroeste das ilhas Faroe, encontraram a Islândia. Na verdade é incorreto afirmar que os Vikings descobriram a Islândia, pois quando lá chegaram a terra não estava deserta, ou habitada por nativos, mas sim por monges Irlandeses eremitas. Entretanto, tais monges, a exemplo de Lindisfarne, foram ou mortos ou aprisionados para serem vendidos como escravos. O que deixou o caminho livre para a colonização de mais esta ilha. Porém, logo os Noruegueses perceberam que o lugar era tão frio quanto sua terra natal (por isso o nome Terra do Gelo, em inglês Iceland). Mesmo assim eles fundaram na região alguns povoados e uma pequena cidade: Reykjavik, tornando a Islândia mais uma colônia Norueguesa. Apesar disso, posteriormente Dinamarqueses também habitaram a região, mas isso depois da Era Viking. Por volta de 870, com apenas dez anos de idade, Haraldo I, o Louro, assumiu o trono de Oslo. Nesta época, o fiorde Vik já estava totalmente leal ao domínio do Rei de Oslo mas, por outro lado, Bergen também se fortalecera muito na porção ocidental da Noruega. Tanto assim que havia imposto seu domínio a região dos Fiordes Ocidentais, transferindo sua capital (a de Bergen) para Trondheim. Haraldo I tinha um sonho: conquistar para sua coroa toda a Noruega, unificando-a não como os Reis Heróis, mas definitivamente. À partir desse desejo, o Rei empreendeu todos os esforços de seu Reino entre os anos de 885 e 890 para submeter Bergen ao seu poder.


Haraldo I
A maior arma que os Vikings tinham contra Bergen eram as drakkars, pois Bergen não sabia construí-las e por isso, seus navios de guerra eram muito inferiores. Sendo assim, Haraldo I esforçou-se em se tornar invencível nos mares e tão logo conseguiu, começou a atacar os portos de cidades como Bergen e Trondheim, desencadeando uma guerra dentro da Noruega. Bergen através de sua nobreza, revidava como podia aos cercos navais dos Vikings, mas por seus navios serem inferiores, se viu encurralada por volta do ano 890. Ocorreu então a chamada Batalha de Hafrsfjord, no fiorde Hafrs. Nesta batalha, exclusivamente naval, os Vikings impuseram a Bergen a derrota definitiva e anexaram, de uma vez por todas, a região aos domínios de Oslo. Depois da unificação da Noruega por Haraldo I, a capital do país deixou de ser Oslo, para passar a ser Trondheim, que era na época a principal cidade Norueguesa. Ainda no Reinado de Haraldo I, um ataque nos moldes do realizado à Irlanda, em 841, foi realizado no extremo norte da Escócia, partindo das ilhas Órcadas. Esse ataque, no qual o próprio Haraldo I tomou parte, anexou a região aos domínios Noruegueses. Essa região juntamente com os arquipélagos de Shetland, Órcadas e Faroe formou o chamado Condado das Órcadas. O sonho de Haraldo I estava concretizado. Ele não só havia unificado a Noruega, como também podia vangloriar-se de ser um dos maiores Monarcas da Europa, pois além de seu país, ele controlava as ilhas Órcadas, Shetland e Faroe, além de um quarto da Irlanda, o norte da Escócia e a Islândia.

No entanto, o poder demasiado de Haroldo I acabou se tornando uma faca de dois gumes. Pois ao mesmo tempo que em seu longo Reinado (de 870 a 945) ele ampliou muito os domínios territoriais de Oslo, seu excesso de autoritarismo colocou as Althings mais distantes contra ele, fazendo, em muitos casos, suas ordens não serem cumpridas, o que provocou uma violenta crise política entre os Vikings Noruegueses, proporcionando aos Dinamarqueses deixarem de serem os coadjuvantes no cenário Viking para se tornarem os personagens principais. A crise era tão violenta que com a morte de Haraldo I em 945, apenas a Noruega estava sob a autoridade de Oslo, tendo o Condado das Órcadas se tornado praticamente independente. A Islândia e Dublin seguiram esse exemplo, mas continuavam sob a autoridade (pelo menos simbólica) da Noruega, coisa que foi deixando de acontecer cada vez mais ao Condado das Órcadas, que estava cada vez mais sob a influência da Escócia. Depois da morte de Haraldo I seu filho caçula, Erik, o Machado Sangrento, reclamou o trono, mas seu filho (filho de Haraldo I) mais velho, Haakon retornou da Inglaterra, onde havia crescido como filho adotivo do Rei Athelstan de Wessex (que era Cristão), e reclamou o trono para si. Os karls, com medo de que Erik, por ter convivido com o pai, continuasse com seus desmandos, resolveram apoiar Haakon, dando-lhe o trono de Oslo. Haakon tornou-se então Haakon I, Rei da Noruega. Haakon I foi o primeiro Rei Cristão da Noruega. Por ter sido criado numa corte Cristã, ele acreditava e seguia os preceitos do Catolicismo, e sua meta de governo foi converter a Noruega a essa doutrina. Para isso ele construiu Catedrais nas principais cidades, ou seja, em Oslo, Trondheim e Bergen. Também restaurou as Althings de toda a Noruega para colocá-las sob seu domínio, coisa que não acontecia antes, pois como já mencionei, as Althings tinham autonomia em relação ao Rei.

(tentativa de assassinato ao Rei Cristão)


Por hoje é só, na próxima semana estaremos compartilhando mais da historia viking.
Até ^^

2 comentários:

  1. eu não me corto, meus personagens é que fazem isso xD


    E não, não vou fazer igual vagalume não, vc não sabe inglês, problema seu ^^

    ResponderExcluir

Postagens populares

Zoológico do Muller

Park Pimguis turtle

Followers