A Procura Viking

terça-feira, 6 de março de 2012

Fobia

Fala ae gente, o/ De volta na boa pra falarmos um pouco mais sobre problemas psicológicos e tal ^^ espero que curtam  xD

MENTE HUMANA

Hoje falaremos de apenas dois temas . Fobia Simples e a Fobia Social.

FOBIA SIMPLES

Medo persistente de um estímulo circunscrito (objeto ou situação), que é o medo de ter um ataque de pânico, humilhação e embaraço em certas situações sociais.
Exemplo: fobia de animais

fobia de sangue

Medo de humilhação publica

 e tantos outros exemplos u.u ( não vou ficar a noite toda mostrando exemplos u.u mas a do corinthias ae eu ri kkk)
Bom, a melhor forma de tratar dessa fobia é buscando um terapeuta. Isso foi o que a maioria dos sites disseram, Pois eu digo diferente u.u Enfrente-o com seu machado viking e o ponha pra correr o/.

FOBIA SOCIAL

Fobia Social é o excesso de ansiedade ou medo sofrido por certas pessoas quando observadas por terceiros durante o desempenho de alguma tarefa comum como falar, comer, dirigir, escrever, por exemplo; a ponto de impedir ou prejudicar significativamente a realização dessa tarefa.


 A pessoa com fobia social apresenta sintomas de ansiedade e sintomas situacionais.
Os sintomas de ansiedade podem incluir palpitações, falta de ar, tontura, sensação de desmaio, enrubescimento, suor, etc.

Os sintomas situacionais podem variar como: tremer e não conseguir escrever, gaguejar, travar a garganta e não conseguir engolir, sentir vontade de ir ao banheiro, dar um branco e não lembrar de algo importante, etc. Estas reações produzem forte insegurança, levando a pessoa a duvidar de sua capacidade de conseguir desempenhar aquela função social.

É comum que a pessoa comece a temer antecipadamente sentir-se mal nas situações, o que dispara uma ansiedade antecipatória forte. Há um medo de se sentir embaraçado, inadequado e não se sair bem na situação. A dúvida e a incerteza produzem insegurança e ansiedade. Uma das conseqüências é a pessoa começar a evitar situações em que ela imagina que poderá passar mal, o que vai restringindo sua vida.
Uma das fantasias comuns é que os outros estão percebendo que ela está passando mal, percebendo sintomas como tremor, suor, rubor na face, alteração da voz, etc. Assim a pessoa vai ficando cada vez mais insegura e ansiosa, o que vai aumentando seus sintomas. Mesmo que ninguém esteja objetivamente olhando ou avaliando a pessoa, ela sofre com o pensamento de estar sendo observada, com receio que possam ver como ela está ansiosa, desajeitada, etc.

A análise psicológica costuma demonstrar que a pessoa com fobia social tende a colocar muita importância na opinião dos outros. É como se a pessoa estivesse des-centrada, como se o centro de sua consciência estivesse no olhar do outro e ela se olhasse a partir de fora. Há muita energia psicológica neste olhar de fora. É necessário trazer a pessoa de volta, para o seu centro interno.

Para a maioria dos casos de Fobia Social o tratamento psicológico especializado é suficiente, enquanto alguns casos mais severos se beneficiam de um tratamento conjugado de atendimento psicológico e medicação.

Sintetizando, um tratamento psicológico eficaz da fobia social inclui:

(1) aprendizado de autogerenciamento e autocentramento

(2) trabalho com as distorções cognitivas

(3) desensibilização gradual

(4) identificação e elaboração de experiências anteriores relacionadas à ansiedade social
Agora para quem acha que pode sofrer de fobia social, se tiver duvida ou lembrar que algum amigo seu que se isola de geral e tal, acesse o link aqui http://veja.abril.com.br/blog/testes/saude/voce-sofre-de-fobia-social/
Bom por hoje é só, ate a próxima vikinzada o/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares

Zoológico do Muller

Park Pimguis turtle

Followers