A Procura Viking

domingo, 15 de janeiro de 2012

HISTORIA VIKING - 13

Neste item falarei sobre os três temas acima descritos, que apesar de não fazerem mais parte da chamada Era Viking, considero de suma importância que sejam estudados, mesmo que superficialmente, para que não tenhamos sobre os Vikings a mesma impressão que temos sobre a Grécia após a morte de Alexandre, ou sobre Roma depois da adoção do Cristianismo e antes de sua queda, ou seja, a impressão de que tudo acabou e que nada mais resta do que havia. Essa é inclusive uma impressão muito comum para nós, já que gostamos tanto de estabelecer marcos.
Os marcos só nos servem para facilitar a contextualização dos fatos no tempo, e não para que criemos a falsa idéia de que certa coisa existia, e de um dia para o outro passou a não existir mais. Portanto, é errado pensarmos que Roma caiu, pois apesar de ter sido capturada por Godos, Roma já estava em decadência a vários anos, e sua captura só foi possível graças a isso. O mesmo ocorre com os Vikings, uma vez que sua Era só chegou ao fim devido aos erros (como a adoção do Catolicismo) de seus governantes, já que isso descaracterizou o povo. Só adotamos o marco da morte de Haraldo Hardrada na Batalha de Stamford Bridge como o final da Era Viking, pois temos a necessidade de explicar para nossos próprios cérebros quando devemos parar de chamar os Escandinavos de Vikings. Mas como já expliquei, o mais correto é não chamar de Viking a um Escandinavo Cristão.
Para melhor compreensão dos fatos neste trecho (já que um não é diretamente ligado ao outro), acredito que seja melhor estudar cada um deles isoladamente, como um item próprio, baseado na cronologia dos fatos.
Bom como puderam perceber o texto foi bem pequeno, foi praticamente uma introdução para o fim desse post tão interessante u.u Ae caprichei nas imagens, mesmo umas tendo nomes de bandas e tal, ate a proxima galera o/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares

Zoológico do Muller

Park Pimguis turtle

Followers