A Procura Viking

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

O legado Viking- Parte 1

Coisas de Viking 
Apesar de ser um verdadeiro chavão, a frase a seguir descreve com precisão o que foram os Vikings: “foram um povo à frente de seu tempo”.
É a mais pura verdade, talvez por isso tenham nos deixado tantos legados, que no mais das vezes, nem sabemos que se tratam de legados Vikings.
Durante os primeiros séculos da Idade Média, ou seja, durante a chamada Alta Idade Média, quando o que chamamos de Feudalismo ainda não existia, vários povos ditos Germânicos entraram

no cenário Europeu e, como disse, os Vikings (juntamente como os Varegues) foram os últimos.


(Um Varegue)

O Feudalismo foi um fenômeno que ocorreu propriamente dito na chamada Idade Média Central e, como é estudado, apenas na chamada Ilha de França, região do Reino Franco. Suas bases foram lançadas pelos Romanos, com leis como o Colonato acrescidas da moral Cristã. As invasões dos Godos (Ostrogodos (na Itália) e Visigodos (na Espanha)) trouxeram ao cenário Europeu Ocidental a tradição da Vassalagem, que somada às tradições romanas, embasaram Carlos Magno na divisão interna de seu Império, uma vez que ele, ao conquistar novas terras, submetia o Rei delas à sua suserania, sendo assim, a evolução dessa situação, que ocorreu após a morte de Carlos Magno,  deu origem ao feudalismo de fato, que digamos, só principiou no século XI.

Devido a isso, podemos concluir que os Vikings existiram (no esplendor de sua Era) no período imediatamente posterior à chegada Árabe a Europa, e anterior ao estabelecimento do Feudalismo, como nós conhecemos.

A época era de muitas transformações, pois como mencionei, vários povos novos haviam entrado no contexto europeu recentemente, a Igreja Católica tentava se afirmar (e estava começando a conseguir) em meio a tantos povos não Cristãos, o ideal de restauração do Império Romano permanecia vivo na mente dos grandes Reis do período (primeiro com Justiniano, depois Carlos Magno e por fim Oto I), além de o comércio marítimo europeu estar, senão morto, adormecido depois da entrada dos Árabes na Espanha.

Foi nesse contexto que os Vikings existiram. Eles, com suas drakkars punham medo em todas as populações Européias, desde Árabes até Italianos, passando por Francos, Germânicos e principalmente Ingleses. Seus reides, inicialmente apenas com o objetivo de realizar saques, acabaram por criar colônias e bases militares, fundando e ampliando dezenas de cidades e vilas em todo o ocidente Europeu (no oriente do continente o fenômeno foi semelhante (mas em menor escala) em relação aos Varegues).

 Valew gente u.u Foi pequeninho, mas o bastante por hoje o/ domingo eu posto a segunda e ultima parte do legado e na quarta que vem creio que o fim u.u
lembrando mais uma vez que toda obra escrita foi retirado de um trabalho de um universitario: Danilo José Figueiredo 

até a proxima galera o/ curtam o videozinho viking kkkkk



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares

Zoológico do Muller

Park Pimguis turtle

Followers