A Procura Viking

sábado, 7 de abril de 2012

HISTORIA VIKING - "FIM"

Bom, amigos, chegamos ao fim dessa extraordinária pesquisa feita sobre toda historia viking *__
agradecemos a você leitor que acompanhou tudo durante esses quase dois anos e ao pesquisador universitário ou ex universitário : Danilo José Figueiredo.

COISAS DE VIKING


O Fim da Groenlândia:


A Groenlândia nunca foi densamente povoada devido às suas condições climáticas horríveis. Mesmo assim, havia pelo menos duas cidades Gardar e Godthaab, além de vilas (ou fazendas), como Brattahlid.

Os Esquimós que habitavam as regiões central e do norte sempre foram hostis aos Noruegueses, pois os consideravam inimigos. No entanto, os contatos entre eles eram muito esporádicos devido a distância de suas povoações.


Uma catástrofe da natureza porém, começou a colocar fim às povoações da Groenlândia, por volta da metade do século XIV. Na realidade, neste período ocorreu aquilo que os estudiosos chamam de Pequena Glaciação, ou seja, um período como o Período Glacial, só que com conseqüências bem mais brandas, talvez devido a um pequeno afastamento da Terra em relação ao Sol.

Essa Pequena Glaciação levou a uma diminuição brutal das temperaturas em toda a região Ártica, e também nas proximidades dela. Sendo assim, a vida se tornou quase impraticável no norte de países como a Groenlândia e os países Escandinavos. O que causou a morte de muitas pessoas e a migração para o sul, de outras.
Como se pode notar no mapa de item 2.1, a chamada Colônia Ocidental da Groenlândia, cuja capital era Godthaab, localizava-se muito mais ao norte do que a Colônia Oriental, por isso, a vida lá se tornou muito difícil, devido ao congelamento da água potável, e até de áreas da água do mar, próximas a terra. Além disso, a agricultura se tornou impraticável na região.

Como se não bastassem essas duas catástrofes para destruírem a Colônia Ocidental, a Noruega começou a fazer contatos cada vez mais esporádicos com a região, em virtude de suas relações com a Liga Hanseática estarem sendo mais lucrativas do que o pobre comércio que desenvolvia com a Groenlândia. Os contatos foram se tornando cada vez mais raros, até que se enceraram por volta de 1370, com a Colônia Ocidental e por volta de 1450, com a Colônia Oriental, mais próxima da Noruega.

Além desta outra tragédia, os Esquimós, que viviam mais para o centro e para o norte da ilha, começaram a procurar o sul e o litoral, por serem menos frios. O que os levou por volta de 1390, a destruir com suas incursões a cidade de Godthaab. Na verdade, eles não destruíram a cidade, apenas mataram todos os seus habitantes (os poucos que haviam resistido ao frio) e ocuparam suas casa, que eles consideravam mais quentes do que seus iglus.

As ameaças do frio, do fim do interesse Norueguês e dos ataques (cada vez mais freqüentes) dos Esquimós, estavam também atormentando as populações de Gardar e Brattahlid, mas por essa região se situar mais ao sul e também mais perto da Noruega, ela não só era menos fria como também mais populosa do que a Colônia Ocidental, sedo assim, é provável que seus habitantes tenham conseguido sobreviver até por volta de 1510, mas depois disso, os Esquimós conquistaram totalmente a região, terminando com aquele que havia sido o mais brilhante esforço colonizador da Era Viking e de toda a Europa na Idade Média: a Groenlândia.


Mas a Groenlândia é conhecida e ocupada (mesmo que pouco) ainda hoje, então como você pode dizer que sua povoação foi destruída e extinta em 1510?

Bem, é simples, mais tarde, em 1721, um missionário Dinamarquês chamado Hans Egede, acreditando no que diziam as Sagas Vikings, escritas por autores Islandeses no século XIV, navegou rumo a Groenlândia e qual não foi sua surpresa quando constatou que as Histórias eram verdadeiras, ou seja, que existia de fato a ilha mencionada nas Sagas. Sendo assim, ele tomou posse do território em nome da Dinamarca e ele pertence a esta até hoje. A cidade de Godthaab foi encontrada e reconstruída, sendo hoje a capital da província da Groenlândia, que é também a maior ilha do mundo.

 E assim terminamos ç.ç até a próxima vikingzada




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares

Zoológico do Muller

Park Pimguis turtle

Followers