Mente Humana
Uma das grandes diferenças do mentiroso esporádico ou “tradicional” para o mitômano, é que no primeiro caso o indivíduo não tem resistência em admitir a verdade, enquanto o portador da compulsão por mentir usa a mentira em proveito próprio ou prejuízo de outro de forma imoral e a insensível sem sentir necessidade de desfazer o engano. Ex: Uma menina cujo pai é violento, por exemplo, pode começar a inventar para as colegas como sua relação com o pai é boa e divertida, contando sobre passeios e conversas que nunca existiram. Justamente pelos mitômanos não possuírem consciência plena de suas palavras, os mesmos acabam por iludir os outros em histórias de fins únicos e práticos, com o intuito de suprirem aquilo de que falta em suas vidas.
São pessoas que sabem mentir muito bem, mas são pessoas muito frias, não se nota quando estão mentindo pois elas olham dentro do seus olhos quando estão mentindo. Até que chega um ponto que essa pessoa já não distingue mais quem ela é hoje de quem ela era antes.
Por outro lado, são pessoas altamente destrutivas e depressivas. Costumam ter sérios problemas interiores, conflitos consigo mesma, são arrogantes, e não deixam você se aproximar muito, só sentem prazer e poder quando estão mentindo. É como se tivessem dupla personalidade ou várias, só que todas falsas.
Deve ser lembrado que esse comportamento patológico se torna um estilo de vida difícil de ser controlado assim como qualquer doença psiquiátrica
A cura do indivíduo reside muitas vezes na implementação de um quadro de cuidados que associa o tratamento em meio psiquiátrico do problema subjacente a um acompanhamento psicoterapêutico, que vise a expansão de consciência, e aumento da auto-estima.É importante nunca negar à pessoa tal acompanhamento, sendo este a chave para a cura, até mais importante que um tratamento psiquiátrico.
Música da banda: (Crença & Fúria)
Mitomania
Respirar· horrores, não haverá saída,
Esta falsidade te conduz à ruína.
Sua mitomania não passará despercebida!
Tudo lhe será abominável.
Suas mentiras serão claras!
Esse mal é evidente, não ficará sem castigo.
Mostrando-se uma coisa que não é; produzindo contendas...
A minha justiça não sou eu quem farei, o próprio Deus
Não o reconhecerá na porta dos céus.
A minha justiça não sou eu quem farei.
A minha vendeta não sou eu quem farei.
Até a próximas o/
Nenhum comentário:
Postar um comentário