A Procura Viking

segunda-feira, 18 de junho de 2012

Capitães da areia


Capitães da Areia
Título: Capitães da Areia
Autor: Jorge Amado
Editora: Companhia das Letras
Assunto: Romance
Origem: Nacional
Número de Páginas: 288










Um clássico de Jorge Amado. É um daqueles livros que sua professora de literatura tem que te obrigar a ler, e depois que você começa adora!
Jorge Amado escreve uma estória universal, o que os personagens do livro vivem, existe desde antes da estória ser escrita, e até hoje pode ser vista nas ruas.
No livro, não existe um protagonista especial, o personagem principal é “os capitães da areia”, um grupo de mais de 100 meninos de 6 a 16 anos, que moram em um trapiche e roubam para conseguir sobreviver.


Os lideres dos capitães da areia tem estórias diferentes, onde cada um tem um passado trágico que os levaram a essa vida no trapiche. Pedro Bala, Pirulito, Sem-Pernas, Volta Seca, Boa Vida, Gato, Professor e Dora, são personagens muito bem descritos por Jorge Amado.
O livro é dividido em 3 capítulos. Na primeira parte “Sob o sol da lua, num velho trapiche abandonado” conta algumas histórias quase independentes sobre alguns dos principais Capitães da Areia. O ápice do primeiro capitulo vem em dois principais fatos: a chegada do carrossel, que faz os meninos voltarem a viver a sua infância perdida, e a epidemia da varíola, que acaba matando um dos capitães.
Na segunda parte “Noite da grande paz da grande paz dos teus olhos”, surge uma história de amor quando a menina Dora torna-se a primeira "Capitã da Areia", e mesmo que inicialmente os garotos tentem tomá-la a força, ela se torna como mãe e irmã para todos Mas Professor e Pedro bala se apaixonam por ela, e Dora se apaixona por Pedro Bala. Quando Pedro e ela são capturados (ela em pouco tempo passa a roubar como um dos meninos), eles são muito castigados, respectivamente no Reformatório e no Orfanato. Quando escapam, muito enfraquecidos, se amam pela primeira vez na praia e ela morre, marcando o começo do fim para os principais membros do grupo.
 A terceira parte mostra o desfecho da história “Canção da Bahia, Canção da liberdade”. Conta o que acontece ao Professor, Sem-pernas, Gato, Pirulito, Volta Seca, João grande, Querido-de-Deus e Pedro Bala.
É um livro fácil de ler, e sua estória é cheia de emoções. Não é uma daquelas estórias óbvias, Jorge Amado conseguiu escrever uma estória surpreendente!
Recomendo a todas as pessoas que gostam de ler a realidade do mundo, com uma pitada e romantismo. E sem contar que é um livro importantíssimo e sempre cai nos vestibulares brasileiros.


Espero que leiam e gostem.
Beijinhos da tia Ingrid!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares

Zoológico do Muller

Park Pimguis turtle

Followers