A Procura Viking

segunda-feira, 9 de maio de 2011

Historia Viking parte-1

Historia Viking-Parte 1 

Chegando pra mais uma postagem sobre coisas de Vikings....A historia esta cada vez mais interessante, digamos que as primeiras materias tinham sido apenas um resumo de tudo que será contado, parte importantes foram deixadas de lado para serem contadas  agora que conhecem bem a historia viking  xD


A História dos Vikings:

Esta parte do trabalho se remete a narrar os fatos mais importantes da História Viking. É claro que não se tratará de uma sessão completa, visto que a complexidade de uma civilização é muita para que se pretenda esgotar seus fatos. Mas darei um panorama geral dos principais Reis, batalhas, conquistas e fatos da História Viking.
Para melhor compreensão dividirei a sessão em três partes, e cada parte em duas sub-partes, para assim explicar mais didaticamente os feitos e fatos de Dinamarca e Noruega nos períodos estudados em cada sessão.



Os Vikings da segunda metade do século VIII até a primeira metade do século IX:

Aqui relatarei os principais acontecimentos que deram origem aos povos Vikings, além de narrar o início da Era Viking, com o famoso saque ao Mosteiro de Lindisfarne, na Inglaterra.
Neste período Noruegueses e Dinamarqueses estavam ainda se estabelecendo como povos navegadores e conquistadores. Foi nesta época que os Vikings estabeleceram suas primeiras colônias e bases militares fora de suas terras natais.






Os Noruegueses no Período de 750 a 850:

Por volta de 750, os povoados e cidadezinhas do fiorde Vik já estavam unificados sob o controle do Rei Viking de Oslo. Esses povos sobreviviam através da caça, da agricultura e da pesca. Mas tinham o sonho de obterem as riquezas das quais os viajantes falavam. 
 

Os Reis de Oslo haviam, com o intuito inicial de se protegerem de ataques dos Suecos e de Bergen, incentivado a criação de um exército profissional. Estes homens eram da mais alta classe social: os karls, e eram sustentados pelo governo para treinarem técnicas de combate. Eles compravam suas armas e vestimentas com recursos próprios, e estavam sempre prontos para o combate.
No ano de 793, alguns navios carregados de soldados profissionais deixaram o fiorde Vik e rumaram para as ilhas Britânicas. Seu destino era a atual Holy Island, na Inglaterra. Na época esta ilha se chamava Lindisfarne e havia nela um feudo da Igreja, com um Mosteiro de relativa importância.

Uma sas táticas de guerra: quando o rio congelava, passava-se 
por terra, empurrando o barco por sobre toras de madeira



É bom que se esclareça que a Inglaterra havia sido convertida à fé Cristã pelos Romanos no século IV, mas com sua saída, no século V, ela foi invadida pelos povos Teutônicos (Frísios, Jutos, Anglos e Saxões), que perseguiram os nativos Britânicos (que haviam sido convertidos pelos Romanos). Mais ao norte, na atual Escócia, havia os Celtas, que já praticavam o Cristianismo também desde os tempos Romanos.Os Britânicos foram caçados pelos Teutônicos e foram obrigados a se refugiar em pontos do extremo ocidente da ilha: a Cornualha, mais ao sul; Gales mais ao centro; e Strathclyde, mais ao norte, perto dos Celtas e dos Pictos que habitavam a região da atual Escócia. Os Celtas, junto com os Britânicos tornaram Cristã a Irlanda, mas não tiveram o mesmo sucesso na Inglaterra em si. Porém, em 597, uma missão enviada por Roma e chefiada por Santo Agostinho (este é o segundo Santo Agostinho, antes dele existiu um outro que viveu no século IV) chegou ao Reino Teutônico de Kent (na região sudeste da Inglaterra) e conseguiu convertê-lo ao Catolicismo, Santo Agostinho teve sua missão facilitada pelo fato de que a esposa do Rei de Kent era Celta, e por isso, Cristã.

 Este mapa mostra de onde vinham as tribos conquistadoras dos saxões e os 
locais em que se instalaram na Grã-Bretanha. Os nativos conseguiram 
manter o domínio da Cornualha e Strathclyde.

  No entretanto existiam vários outros Reinos Teutônicos na Inglaterra, tais como: Wessex, Sussex, Essex, Mércia, Anglia Oriental, Lindsey, Deira e Bernícia (estes dois últimos depois foram unificados formando a chamada Nortúmbria).Em 625, Edwin, Rei da Nortúmbria, quis se casar com Ethelburga, princesa de Kent. Porém, seu pai (o pai da princesa) exigiu, como condição para conceder a mão da filha, que Edwin se deixasse batizar e abrisse seu Reino para a conversão ao Cristianismo. Edwin então consentiu que o pupilo de Santo Agostinho, o monge Paulino o batizasse em York, no ano de 627. Depois disso, ele permitiu que Paulino pregasse para o povo ao lado do palácio Real, na cidade de Yeavering, construindo, inclusive, para Paulino uma igreja monumental em York (onde foi celebrado o casamento).
Em 633, Edwin morreu e seu filho, Oswald ascendeu ao trono já sendo Cristão. Entretanto Paulino havia retornado para Kent, então Oswald pediu que lhe fosse enviado outro missionário para ocupar o lugar de Paulino. O enviado foi Aidan. No entanto, Aidan não tinha uma formação sacerdotal nos moldes Romanos, ele era Celta e pertencia ao Cristianismo das Igrejas Britânica e Celta (legadas pelos Romanos). Aidan ergueu na ilha de Lindisfarne o Mosteiro de Lindisfarne, além de convencer o Rei Oswald a construir vários Mosteiros por toda a Nortúmbria (que fazia divisa com os Reinos Celtas e Pictos do norte).

Rotas dos missionários cristãos celtas e romanos durante 
a missão de Santo Agostinho

E  é isso por hoje, ate a proxima galera xD

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares

Zoológico do Muller

Park Pimguis turtle

Followers