A Procura Viking

sexta-feira, 27 de maio de 2011

Mundo Otaku! - Golden Week

Konbanwa mina san!!!! 
Aqui está mais uma vez Hakkyo Hoppier honrando a todos vocês com sua ilustríssima presença!!


(sim, essa sou eu)

Vim aqui novamente por insistência muita insistência do vosso tão entediante Muller.
Já que ele pediu com tanta humildade e gentileza, resolvi postar algo interessante para vocês.
Desta vez é sobre a Golden Week, ou  ゴールデンウィーク, Gōruden Uīku no país de origem, Japão.
Lá no Japão também é conhecida como Ōgon shūkan (黄金週間), que eu acho que é a mesma coisa, só que em japonês mesmo. É uma semana no estilo Carnaval, uma semana inteeeeira de folga pros ao contraário dos brasileiros trabalhadores japoneses.São quatro feriados numa mesma semana, que seguem abaixo:


  • 29 de Abril - Midori no Hi (Dia Verde): neste dia comemora-se o aniversário do imperador Showa. Chama-se Dia Verde pois o imperador apreciava muito a natureza. (みどりの日 Midori no hi)
  • 3 de Maio - Kinen de Kenpo: é o Dia da Constituição, desde 1947 . (憲法記念日 Kenpō kinenbi)
  • 4 de Maio - Kokumin no Kyujitsu (Entre o Dia): foi criado para que a Golden Week se tornasse uma semana de feriados contínuos.  (国民の休日 Kokumin no kyūjitsu)
  • 5 de Maio - Kodomo no Hi é o "Dia das Crianças" ou, como também é chamado, Tango no Sekku (Dia dos Meninos). (こどもの日 Kodomo no hi);  (端午の節句 Tango no sekku).

Nos lugares onde pesquisei (Wikipedia) tem menções às épocas em que os feriados ficaram em vigor, parece que até 1988 o dia 29 de abril era comemorado por causa do aniversário do imperador, daí quando ele morreu, passaram a comemorar o Dia Verde até 2006, e de 2007 pra cá, eles rebatizaram para o tal Shōwa Day (昭和の日 Shōwa no hi), já que o nome do bendito imperador era Shōwa Emperor (Hirohito).

O dia 5 de maio é chamado de Dia dos Meninos porque no Japão tem datas diferentes pros meninos e pras meninas, sendo que esse último é comemorado antes, no dia 3 de março (Hinamatsuri)

O dia 4 de maio sempre foi considerado um feriado, desde que os outros surgiram, porque lá tem uma regrinha que torna feriado qualquer dia no meio de dois feriados, um feriado \o/

A Golden Week é uma péssima aposta pra turistas que queiram visitar esse país tão amado, porque é o maior índice do ano de hotéis lotados, trens e vôos exageradamente entulhados de gente, e é praticamente impossível caminhar na rua, o Japão vira quase uma 25 de Março (ou Feira do Saara, pros cariocas) com menos mendigos e gente suja.
É nessa época também que, contrariando a matemática, o mundo enche de turistas japoneses (se eles tão todos lá nos hotéis e trens, como sobra japonês??). Os points preferidos deles são Los Angeles, Seattle, San Diego, San Francisco, e Vancouver, assim como Europa e Australia.

Esse é sem dúvida o maior e mais lucrativo feriado nipônico, disparando na frente do Ano Novo e até do Obon. Os cinemas, restaurantes, hotéis, empresas de transporte, todas essas, lucram horrores nessa semana.

Bom, tá difícil de encontrar alguma referência tradicional ao que os japoneses fazem durante essa semana dourada, mas... o que consegui encontrar foram essas fotos:




Consegui encontrar alguns detalhes legais sobre a comemoração do Dia das Crianças neste link. Mas basicamente conta que essas bandeirolas em formato de peixe (carpa) koinobori (鯉幟/こいのぼり) (coloridas carpas em forma de bandeiras) são penduradas em suas residências e é comum vê-las penduradas em longas linhas em vários rios e canais em todo Japão. Essas aí na foto são pra comemoração desse dia, ilustrando a força e coragem que as carpas têm ao enfrentar a correnteza contrária pra subir os rios, e é essa força e coragem que os japoneses acham necessárias e desejam pras crianças.

Agora olhem isso e digam que não é a 25 de Março!



Fontes me disseram que os japoneses também ficam bem tristes nessa época porque não passa anime na TV...
(Será mesmo?)


E como todo brasileiro que é brasileiro não dispensa uma farra, mesmo que seja farofando, mesmo no Japão eles não perdem a oportunidade de manchar nossa reputação, mas tudo bem, tudo bem, ainda vou me mudar deste país. 
Segue um link que mostra uma dessas farras que eles fizeram lá no país que deveria ser um modelo pra este aqui...
PORTAL MIE



Bom, isso foi o que consegui encontrar sobre esse feriado... Mas tudo bem, acho que tem mais do que o suficiente pra "fill out" o interesse de vocês.

________________________________________________________________________________


 Beijocas, pseudo-vikings!!!
Hakkyo Hoppier com novo layout

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares

Zoológico do Muller

Park Pimguis turtle

Followers