A Procura Viking

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Historia Viking parte-2

Sem mais, vamos pra materia logo......Desculpe pela falta dela semana passada x.x tava tenso




A influência de Aidan sobre o povo da Nortúmbria foi tão grande que, com efeito, ele converteu o Reino ao Catolicismo. A Nortúmbria junto com os Celtas e o Reino de Kent evangelizaram toda a Inglaterra e a Escócia, além de enviarem missionários para as ilhas próximas (conhecidas como ilhas Britânicas). Em 664, em Whitby, na Nortúmbria, foi assinada a união das Igrejas Católicas Celta e Romana.

Toda esta explicação serviu para mostrar que em 793, quando os Vikings se dirigiram para a ilha de Lindisfarne, a Inglaterra já era Cristã a algum tempo.
 Pois bem, num certo dia,  logo depois do amanhecer, aportaram na ilha de Lindisfarne as drakkars Vikings, e delas desceram centenas de guerreiros, soldados profissionais, que operaram um verdadeiro massacre na população do feudo, mataram facilmente os poucos guerreiros do Mosteiro, assassinaram vários monges, aprisionaram outros (para vender como escravos), adentraram no Mosteiro, roubaram as peças em ouro e pedras preciosas e por fim atearam fogo à construção.
Partiram de volta para Oslo deixando para trás um rastro de destruição e iniciando na população inglesa um medo terrível de novos ataques, pois os sobreviventes do reide abandonaram Lindisfarne e espalharam a história. 
Nos anos que se seguiram, os Vikings realizaram diversos outros reides a Mosteiros em ilhas e na costa inglesa e Escocesa, principalmente na Nortúmbria.




Quanto a Escócia é interessante que se diga como esta se formou.


Os Romanos jamais dominaram a região norte da Britânia devido a ferocidade com que se defendiam seus habitantes: os Pictos. Não se sabe muito sobre eles. Sabe-se apenas que existiam duas língua nesse povo (os do sul, próximos à Inglaterra, falavam a língua dos Britânicos (que não é muito semelhante ao inglês, é mais parecida com o Galês), e os do norte, um dialeto desconhecido). Na realidade, a sociedade Píctica era inicialmente agrícola (semelhante às sociedades feudais), mas um Super-Reino (no Feudalismo, quando um Senhor impõe sua suserania a vários outros, o Reino resultante de todos os Reinos que lhe prestam vassalagem é chamado Super-Reino) parece ter se desenvolvido, evoluindo, nos séculos VII e VIII, para uma Monarquia centralizada. Uma curiosidade sobre os Pictos era que a sucessão Real não era pelo filho mais velho do Rei, mas sim pelo sobrinho mais velho do Rei que fosse filho de alguma de suas irmãs, sendo assim, os homens mandavam, mas as mulheres é que estabeleciam a linhagem de sucessão.







Os Celtas que habitavam a Irlanda, chamados Irlandeses, também compunham uma parte da população da atual Escócia, inclusive o termo Escocês era sinônimo de Irlandês, somente depois de muito tempo de ocupação dos Irlandeses na Escócia é que o termo Escocês passou a designar exclusivamente os Irlandeses da Escócia.

Por volta do começo do século VIII a família Real Píctica iniciou uma política de alianças matrimoniais com a família Real Escocesa (os Irlandeses da Escócia também já haviam realizado sua unificação Monárquica), resultando em príncipes aspirantes aos tronos dos dois Reinos. Em 843, finalmente o Reino Píctico e o Reino Escocês se uniram na formação da Escócia, estabelecendo um sistema de sucessão partilinear, ou seja, cada vez o descendente de um dos Reinos governava. Entretanto, na região conhecida hoje como Escócia havia também o Reino Britânico de Strathclyde, que à partir da fusão Celto-Píctica na Monarquia Escocesa, começou a ser impiedosamente atacado até ser totalmente anexado à Escócia em finais do século IX.



Os Noruegueses atacavam não só a Nortúmbria e a Escócia, como também as ilhas Britânicas e a Irlanda. Nos ataques às pequenas ilhas os Vikings da Noruega conquistaram neste período as primeiras colônias de sua História. Entre os anos de 800 e 810, eles capturaram os arquipélagos de Shetland, Orkney (Órcadas) e Faeroer (Faroe), estabelecendo colônias de povoamento nesses lugares.






Valew gente o/ ate a próxima.........



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares

Zoológico do Muller

Park Pimguis turtle

Followers