A Procura Viking

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

O legado Viking- Parte 2

Coisas de Viking

Os Vikings eram exímios artesãos, sabiam trabalhar muito bem a madeira, o marfim e o ferro. Criaram uma religião com preceitos tão avançados que só foram de novo pensados (ou copiados) no século XVI, por Lutero e Calvino. Suas técnicas de navegação eram tão avançadas que só foram, de fato, superadas pelos Portugueses no século XV, ou seja, mais de quatrocentos anos depois. Eles proporcionaram um renascimento, ainda que temporário, do comércio marítimo Europeu, com rotas através dos mares Báltico e do Norte, além de rios Europeus como o Ródano, o Reno, o Sena e o Tâmisa. Além disso, algumas palavras e jogos (como os RPGs), de hoje são baseados em palavras, atitudes e crenças Vikings. Apesar de todos esses feitos serem impressionantes, eles não constituem os principais legados Vikings
. Vejamos então quais foram esses legados.
Digamos que, por causa dos Vikings, a Inglaterra se unificou, ou passou a reconhecer um único Rei como sendo o Rei de toda a Inglaterra (ainda que em períodos posteriores, este domínio não tenha sido tão forte, devido ao Feudalismo, que apesar de não ter existido como o estudamos na Inglaterra, também a atingiu) muito mais cedo do que o faria se não tivesse recebido a pressão externa que recebeu.

Os descobrimentos Vikings, como a Islândia, a Groenlândia e a América (com Vinland, Markland e Helluland) foram também tão impressionantes que podemos chamar sua época de Primeira Era dos Descobrimentos, sendo a chamada Era dos Descobrimentos, então, a Segunda Era dos Descobrimentos.



Podemos também dizer que os Vikings auxiliaram na formação de um povo: os Normandos. Inclusive, os Normandos tiveram sua Época de Ouro imediatamente após o fim da Era Viking, uma vez que a conquista da Inglaterra por Guilherme, o Conquistador, Duque da Normandia, o marco (outra vez essa palavra) inicial da Era Normanda, ocorreu um mês depois da derrota de Haraldo Hardrada na Batalha de Stamford Bridge, o marco final da Era Viking. Sendo assim, podemos realmente dizer (apesar de os Normandos já na época de Guilherme terem mais características Francas do que Vikings), que os Normandos são os herdeiros dos Vikings.


Pequeno? Sim, sim! Que agora teremos apenas mais duas partes e encerraremos a historia ç.çBom as imagens nada haver com a historia, mas achei elas massas  kkk ate mais gente

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares

Zoológico do Muller

Park Pimguis turtle

Followers