A Procura Viking

segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Coisas de Viking As sociedades Vikings: Parte 1


Como estão todos? o/  Passando pra postar a continuação da materia sobre a cultura viking. Espero que gostem. ^^


As sociedades Vikings: Parte 1

Os povos Vikings, assim como tinham uma mesma organização política, também compartilhavam uma mesma composição sociocultural.
A língua falada pelos Vikings era a mesma, seu alfabeto também era o mesmo: o Alfabeto Rúnico.

 
As sociedades estavam divididas, de um modo geral, da seguinte maneira: O Rei estava no ápice da Pirâmide; abaixo dele estavam os karls, homens ricos e grandes proprietários de terras (os karls não eram nobres, pois nas sociedades Vikings não havia nobres); abaixo dos karls havia os jarls, ou seja, o povo, livres, mas sem posses ou com poucas propriedades, geralmente pequenos comerciantes ou lavradores. Os jarls compunham o grosso dos exércitos Vikings e tinham participação nas Althings; abaixo dos jarls, havia os thralls, escravos. Eles geralmente eram prisioneiros de batalhas, mas podiam ser (dependendo da decisão da Althing da região) escravos por dívidas ou por crimes, seus proprietários tinham direito de vida e morte sobre eles.
 
 Exército Jarls

A maior parte dos povoados Vikings eram fazendas pequenas, com entre cinqüenta e quinhentos habitantes. Nessas fazendas, a vida era comunitária, ou seja, todos deviam se ajudar mutuamente. O trabalho era dividido de acordo com as especialidades de cada um. Uns eram ferreiros, outros pescadores (os povoados sempre se desenvolviam nas proximidades de rios, lagos ou na borda de um fiorde), outros cuidavam dos rebanhos, uns eram artesãos, outros eram soldados profissionais, mas a maioria era agricultora.
As semeaduras ocorriam tão logo a primavera começava, pois os grãos precisavam ser colhidos no final do verão para que pudessem ser armazenados para o outono e inverno. Durante o inverno, as principais fontes de alimentos eram a carne de gado e das caças que eles obtinham. No verão o gado era transportado para as montanhas para pastar longe das plantações.

Nas fazendas, as pessoas moravam geralmente em grandes casarões comunitários. Geralmente esses casarões eram habitados pelas famílias. Por exemplo: três irmãos, com suas respectivas esposas, filhos e netos.
As mulheres tinham a função de ajudar os maridos, além de cozinharem e fazerem as roupas para toda a família. Quando os maridos se ausentavam caçando ou guerreando (não só os soldados profissionais lutavam nas guerras, o grosso dos contingentes era de homens do povo), as mulheres se tornavam as chefes do lar, não só defendendo-o contra invasores e bandidos, mas também comerciando com os mercadores.
As sociedades Vikings eram monogâmicas e o núcleo familiar era como o das sociedades Cristãs, com o homem ocupando o lugar de chefe da casa, tendo inclusive um assento diferenciado (aonde somente ele podia sentar).
 
As campanhas militares eram geralmente no inverno, pois assim os homens do povo podiam integrar os exércitos sem terem prejuízos maiores, pois teriam feito as colheitas em suas fazendas.
A arquitetura variava de acordo com a região ocupada, ou seja, dependendo do frio e dos recursos naturais disponíveis as casas e outras construções eram feitas com um ou outro tipo de madeira. Aliás, a madeira era a principal matéria prima para as construções Vikings (o que dificultou as chances de achados arqueológicos, pois a madeira se decompõe), por ser extremamente abundante, principalmente na Noruega, mas também nas regiões colonizadas posteriormente, como Islândia, Groenlândia e ilhas Britânicas.




Para não ficar cansativo demais vamos parar por aqui, ainda essa semana sai a continuação da sociedade viking, para que assim possamos entrar nas partes mais legais que são os  mitos e contos nordicos. abraço galera!

Obs: Infelizmente não consegui por as imagens de um tamanho que torne as palavras legiveis, usem o zoom para lerem.u.u
 

13 comentários:

  1. daora :) Muito boa a Postagem, e o Blog é muito legal, Parabéns, comentei :) e acompanhando aqui ... se puder retribuir comentando e me seguindo, eu retribuo da mesma maneira, abraços.
    Blog muito legal, parabéns

    http://musilitica.blogspot.com

    Afim de Parcerias, troca de banner e link. Recrutando membros para a equipe do Musilítica, se estiver interessado add no msn milsonobscuro@hotmail.com
    Me sigam, comentem e eu irei retribuir com a força de todos, conto com a força galera.

    ResponderExcluir
  2. oi kra, tmbm adoro história antiga, mas sou fã de outro povo, os Romanos... eles e os vikings eram grandes amigos rsss

    obrigado pelo convite em comentar sobre futebol no seu blog, infelizmente no momento é algo impossível, pois ando meio que atarefado.

    te indico o Luciano Mayeda do Blog de olho no lance... ele é mto bom, saca mto viu... na minha opinião é um dos melhores se n o melhor

    http://deolhono-lance.blogspot.com/

    conversa com ele, propõe uma publicidade para cada post... enfim... acho q ele irá topar

    se ele n topar mais pra frente a gente conversa

    abç

    http://mikaelmoraes.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. BEM INTERESSANTE COMO BUSCOU ESSAS INFORMAÇÕES...
    PARABÉNS PELO BLOG!

    ResponderExcluir
  4. cara eu to pegando essa informação de um trabalho de um aluno da USP, na primeira postagem da serie eu expliquei, tentei entrar em contato com ele mas naum tive exito.

    valew pelo comentario, entre nas categoria e veja o que vc ja perdeu

    ResponderExcluir
  5. muito interessante a postagem...contado sobre os vikings ...gostei e quero ler a continuação;;;saber sobre a vida desse povo guerreio e muito legal...

    ResponderExcluir
  6. sempre tive interesse em conhecer a cultura viking, e encontrei seu blog "por acaso", estou adorando e aguardo a continuação *-*

    beijos

    ResponderExcluir
  7. Muito interessante e super válida sua iniciativa de postar algo histórico e eternizado na humanidade. Continue.
    Abraço

    ResponderExcluir
  8. Parabéns pelo blog. O tema abordado é muito interessante. Não sabia que havia pessoas tão interessadas nessa abordagem.
    Estou seguindo, espero sua retribuição!

    http://umpoucosobreisso.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. O amigão comenta nesse blog sobre dicas do Perfect World e RF Online

    ResponderExcluir
  10. valew pelos comentarios gentes, ate quinta sai a proxima edição, si der olhem as anterios nas categorias abraço

    ResponderExcluir
  11. Muito legal. Sempre tive curisidade sobre os Vinkings. Bem dinâmico e legal o texto.

    Sobre as poesias, são minhas sim. A diferença de poema e poesia, é que poema é uma obra de materia concreto, ou seja, conta uma "estória". A poeisa já é mais sentimental e tem características apenas emocionais.
    Legal o espaço que está me oferecendo para postar poesias, aceito sim. Logo entramos em contato.
    Sucesso também.

    ResponderExcluir
  12. Ow pest ... adoreii seu blog =D
    By: MaaaLú

    ResponderExcluir

Postagens populares

Zoológico do Muller

Park Pimguis turtle

Followers