A Procura Viking

sexta-feira, 22 de março de 2013

Complexo de Édipo segundo Freud.

                      Complexo de Édipo segundo Freud


Segundo Freud o Complexo de Édipo tem inicio na infância entre os 3 e 6 anos de idade.

De inicio ocorre a primeira fase, que é chamada de fase oral, que é quando a criança focaliza seu desejo e prazer no seio materno e na ingestão dos alimentos. Após esta fase vem a fase anal, quando o desejo e o prazer são focalizados nas fezes e excreções e por último ocorre a fase fálica, quando o desejo e o prazer são focalizados nos órgãos genitais.

É na fase fálica que surge o complexo de Édipo, que também é chamado de complexo nuclear das neuroses. É nessa fase que os meninos concentram o seu desejo e prazer na mãe e as meninas no pai, e também a criança consegue distinguir a diferença dos sexos masculino e feminino e determina sua fixação pela pessoa mais próxima do sexo oposto.


Quando a criança tem a percepção que não é mais o centro do universo, e se da conta das distinções entre elas e seus genitores, ela ingressa em uma das várias fases de passagem em sua vida, talvez essa seja a mais importante pois definirá seu comportamento na fase adulta, principalmente ao que se refere a sua vida sexual.

A criança também começa a perceber que o pai pertence a mãe e por isso dirigi sentimentos hostis a ele. Estes sentimentos são contraditórios porque a criança também ama esta figura que hostiliza. A diferenciação  do sujeito é permeada pela identificação da criança com um dos pais. Na identificação positiva, o menino identifica-se com o pai e a menina com a mãe. O menino tem o desejo de ser forte como o pai e ao mesmo tempo tem “ódio” pelo ciúme da mãe. A menina é hostil a mãe porque ela possui o pai e ao mesmo tempo quer se parecer com ela para competir e tem medo de perder o amor da mãe, que foi sempre tão acolhedora. Quando acontece a identificação negativa, o medo de perder aquele a quem hostilizamos faz com que a identificação aconteça com a figura de sexo oposto e isto pode gerar comportamentos homossexuais.

Com o aparecimento do Complexo de Édipo, a criança sai do reinado dos impulsos e dos instintos e passa para um plano mais racional. A pessoa que não consegue fazer a passagem da ilusão de super proteção para a cultura se psicotiza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares

Zoológico do Muller

Park Pimguis turtle

Followers