A Procura Viking

terça-feira, 9 de agosto de 2011

Historia Viking parte - 7

Coisas de Viking
Até agora falamos dos Dinamarqueses na Inglaterra, mas agora vamos falar do que eles fizeram na Europa continental.
Os Dinamarqueses, bem como os Noruegueses (aqueles mais do que estes) sempre atacaram os Francos através do rio Sena, por ser uma entrada estratégica, e próxima da Escandinávia, para esse Reino (o Reino Franco (após a morte de Carlos Magno, e de seu filho, seus netos dividiram o Império em três partes inicialmente: uma delas consistia na norte da Itália, a outra naquilo que depois seria, junto com a primeira parte, o Sacro Império Romano-Germânico, e a terceira parte tornou-se o Reino Franco. Mais tarde, uma região entre o Reino Franco e o Reino Germânico tornou-se a Borgonha)).
Pois bem, um Viking de origem Norueguesa, mas no comando de tropas Dinamarquesas, chamado Rolf Gangr estava atacando o Reino Franco havia muito tempo, mas em 911, ele foi derrotado nos arredores de Chartres, pelas tropas do Rei Carlos III, o Simples. Caído prisioneiro, Rolf Gangr foi levado à presença de Carlos III, em Saint-Clair-sur-Epte, que surpreendentemente não o condenou, mas fez-lhe uma proposta irrecusável. O chefe Viking teria que aceitar ser batizado e converter-se ao Catolicismo, para ganhar as terras de ambas as margens da foz do Sena. Rolf Gangr teria que jurar vassalagem a Carlos III e prometer ser os guardião do Reino Franco contra os Vikings, tanto Noruegueses, quanto Dinamarqueses.



O raciocínio de Carlos III foi óbvio, contra um Viking, nada melhor que outro. Rolf Gangr aceitou a proposta e em 912 foi batizado e nomeado Duque da Normandia (a região até então não se chamava assim, este nome lhe foi dado em alusão à população que a habitava, ou seja, Dinamarqueses e Noruegueses descendentes dos Nórdicos). Depois disso, Rolf Gangr passou a ser conhecido como Rollon. Uma curiosidade: segundo as Sagas Vikings escritas por Islandeses no século XIV, Rollon tinha o apelido de “o Andarilho”, mas não porque gostava de andar, e sim porque segundo tais Sagas, suas pernas eram tão compridas que não havia cavalo em que ele pudesse montar.
A Normandia, apesar de ter origens Vikings, rapidamente se converteu em uma região do Reino Franco propriamente dita. Pois em 950 a migração de Escandinavos para o território foi proibida e, no século XI, o idioma Escandinavo também. Sendo assim, a Normandia não pode ser considerada uma colônia Dinamarquesa, mas apenas uma área de povoamento Viking, uma vez que prestava vassalagem ao Reino Franco.





Durante o Reinado de Gorme, o Velho (de 936 a 950), a Dinamarca foi também definitivamente unificada. Gorme estabeleceu a capital do país na cidade de Jelling, na Jutlândia, onde ergueu em homenagem a sua mulher uma estela memorial (monolito, ou coluna, destinada a ter uma inscrição), que junto com a que seu filho Haroldo Dente Azul ergueu para ele (para Gorme), é o mais belo monumento da Era Viking.




Desculpe a falta de interação >< é que não tem sobrado tempo, ate a proxima

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares

Zoológico do Muller

Park Pimguis turtle

Followers