A Procura Viking

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Mundo Otaku- Mangá On-line

M@ngá On-line dentro da lei

E ai galerinha tudo nos conformes?!

Aah! ontem foi dia dos pais : Pai te Amo! Hahaha~
Então, como estou sem idéias pra postar hoje dei uma olhada nas minhas revistas e achei isso interessante.. Ler nossos maravilhosos mangas on-line e de acordo com a lei, porque não, não é?


Todos que lêem mangas pela internet já perceberam que a coisa ta complicada. Foram abertas a caçada aos scanlations, promovida por empresas americanas e japonesas. Que isso talvez não resulte em nada, já que a maioria o pessoal que lê mangá por scan ou não tem acesso ao material oficial, ou não vai comprar de qualquer jeito, todo mundo já sabe; que nós e todos os fãs de outros paises que não possuem um leque tão amplo de títulos na banca sofreremos mais com isso, também. Eles querem nos tirar os scans, mas o que no oferecem em troca? Basicamente durante 60 anos: quadrinhos em papel.
Porém de uma forma bem tímida, algumas editoras vão colocando um ou outro material na internet. Pra quem não sabe, os EUA ensaiam o formato japonês de antologias com versões yankees das revistas nipônicas, e algumas delas estão tentando aos poucos, entrar no mercado on-line.

A Sounen Jump americana disponibiliza alguns dos capítulos da última edição lançada, além das duas edições anteriores pra quem é assinante da revista, o que não faz muito sentido, se você parar pra pensar.


A idéia mais interessante se chama Signature Ikki. A idéia é a de uma antologia que não existe em papel, apenas na internet. Seu material é disponibilizado de graça no site, e fica lá até o lançamento do tankohon. Saindo o volume, os capítulos referentes a ele são removidos, ficando apenas o primeiro de cada.

As antologias japonesas como a Gangan online, da Square Enix só disponibilizam os dois ou três capítulos mais recentes e os primeiros da série, o tankohon continua sendo o produto principal.
Muitos podem pensar que no Japão é diferente, mas não é bem assim, praticamente todas as editoras japonesas, em seus catálogos on-line, mas não vai muito além disso.

A Shounem Jump Japonesa tem uma abordagem bem estranha para distribuição on-line: você já foi comentada, provavelmente em áudio: você baixa um programa e baixa o mangá em um formato feito especialmente para rodar nesse programa. Você lê o mangá e quando fecha o programa.. o arquivo desaparece!

Por fim, temos um caso de revolta por parte de um mangaká: Shuho Sato, autor de um mangá médico [Black Jack ni yoroshiku]. Sato estava cheio da vida árdua de um mangaká e da pressão das editoras e resolveu tomar uma atitude, disponibilizando toda sua obra para venda on-line. Na época Sato comentou que um autor iniciante chega a ter prejuízo com todo o material que precisa comprar e, como as editoras pagam muito pouco no inicio o mangaká só consegue bancar depois de uns bons anos de carreira. Sua iniciativa deu certo, e em seis semanas Sato faturou 500 mil yen, algo em torno de 10 mil reais.
Vendo o sucesso da empreitada, Sato resolveu dar um passo adiante, e lançou o MangaOnWeb.com. Na forma de uma loja on-line, ele abriu espaço para que qualquer mangaká iniciante ou não possa vender sua obra de forma independente na internet.

~
Infelizmente, as editoras ainda vêem o meio on-line apenas como uma forma de prévia para a mídia física, mas iniciativas como o MangaOnWeb e o J-Comi já começaram a, lentamente, mudar essa visão e levar a industria para o próximo passo. Enquanto isso continuamos esperando o dia em que essa lenta revolução nos trará mais frutos, o que ainda deve demorar mais um tempo para acontecer.



No Brasil: Não há nenhuma iniciativa do tipo por parte das editoras de mangá, mesmo pelas dificuldades técnicas e legais. O que há de mais próximo na área de quadrinhos é o http://www.monica.com.br/comics/fwelcome.htm que disponibiliza histórias seriadas, tiras e especiais da Turma da Mônica gratuitamente para leitura on-line.



Fonte: Revista NeOTokyo#61

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares

Zoológico do Muller

Park Pimguis turtle

Followers