A Procura Viking

terça-feira, 2 de agosto de 2011

Historia Viking parte - 6

Putz, quanto tempo heim? aff finalmente estou de volta e trago a continuação da historia viking u.u Desfrutem da nossa cultura o/

Coisas de Vikings


Os Dinamarqueses no Período de 850 a 950: continuação

Depois de dominarem a ilha Sheppey, na Inglaterra, os Dinamarqueses se converteram no pior pesadelo dos povos Ingleses. Através da ilha, e de outras ilhas próximas às fozes de rios (ilhas que eles vieram a conquistar depois), os Dinamarqueses penetravam no interior da Inglaterra e realizavam saques às diversas cidades, por mais fortificadas que fossem.
Geralmente os saques funcionavam da seguinte maneira: os Dinamarqueses chegavam a uma determinada região e exigiam uma certa quantidade de ouro e outras riquezas para não atacá-la. Esse tributo exigido se chamava Danegeld. Se o povoado pagasse o tributo, os Vikings iam embora, mas voltavam dentro de alguns meses exigindo novo tributo, de tal maneira que os recursos do povoado iam se esgotando até que ele não pudesse mais pagar o Danegeld. Quando isso acontecia, ou seja, os Ingleses não pagavam o tributo, os Vikings saqueavam a vila e, por vezes, conquistavam-na criando uma nova base de operações. Com efeito os Danegeld serviram para melhorar a máquina de guerra Dinamarquesa.
Por volta de 850 (as fontes são confusas entre 845 e 865), um líder Dinamarquês chamado Ragnar Lothbrok subiu o rio Sena com uma expedição gigantesca e saqueou Paris. Parece que havia por volta de trinta mil homens em sua expedição. Reides como este demonstram o apogeu Dinamarquês.
Neste período, um outro chefe Dinamarquês também saqueou o Reino Franco, ele se chamava Hastein, e depois de três anos saqueando os Francos, partiu de lá, em 862, com sessenta e dois navios (entre knorrs e drakkars).




Entretanto, ele rumou para o sul, em direção à Espanha Árabe, aportando perto de Cádiz. Ele entrou em luta com os Mouros, mas foi derrotado e acabou perdendo parte do que havia roubado dos Francos. Sendo assim, reuniu os homens e navios que lhe restavam e continuou navegando rumo ao oriente, penetrando no mar Mediterrâneo. No caminho ele atacou as cidades Árabes de Ceuta e Tânger, no norte da África, mas se dirigiu para o nordeste da Espanha, onde entrou novamente em luta contra os Sarracenos (Árabes), mas desta vez, venceu-os e saqueou seus territórios. Depois disso, ele voltou a saquear o Reino Franco (mas agora sua porção sul, banhada pelo Mediterrâneo). Passou então o inverno numa ilhota da foz do rio Ródano (no próprio Reino Franco), para depois seguir sua viagem Mediterrâneo adentro, pois seu objetivo era saquear Roma.
Após o inverno, Hastein e seus homens levantaram acampamento e seguiram com cerca de quarenta navios (os que haviam sobrado da derrota frente aos Árabes do sul da Espanha) rumo a península Itálica, onde esperavam enfim saquear Roma. Por volta de 863, eles avistaram a majestosa cidade de Luna, na Itália, e a confundiram com Roma, por isso a atacaram. Inicialmente foram repelidos, mas Hastein armou um plano muito inteligente: fingiu ter sido gravemente ferido na batalha e aceitou receber o batismo e extrema unção (bênção que se dá aos mortos) dos sacerdotes de Luna (que ele ainda pensava ser Roma). Sendo assim, quando ele fingiu estar morto, o povo da cidade permitiu que seu corpo fosse levado para dentro para ser sepultado. Uma vez em Luna, Hastein “ressuscitou” e liderou seus homens na pilhagem da cidade. A expedição de Hastein foi uma das mais impressionantes incursões Vikings no mar Mediterrâneo.


Já na Inglaterra, aos poucos os Dinamarqueses foram tomando todos os Reinos abaixo da Nortúmbria, ou seja: Kent, Lindsey, Anglia Oriental, Mércia, Essex e Sussex. Faltava-lhe apenas o Reino de Wessex, que a essa época já dominava também a Cornualha Britânica.
Em 870, os Vikings chefiados por Ivar, o Desossado e por Hubba (ambos filhos de Ragnar Lothbrok) atacaram o Reino de Wessex, que era governado por Etelred. Mas este os repeliu. Novamente, em 871, os Dinamarqueses, agora chefiados por Guthrum, voltaram a atacar Wessex, por ocasião da morte de Etelred. Porém, seu irmão e sucessor, Alfred voltou a expulsá-los.
Os Dinamarqueses se retiraram para Reading e organizaram novo ataque contra Wessex em 876, mas foram derrotados novamente. Então armaram uma estratégia inteligente de ataque. Na meia-noite de ano novo de 878, desfecharam um forte ataque contra Wessex, forçando Alfred a bater em retirada para a cidade de Athelney. A Inglaterra abaixo da Nortúmbria estava toda tomada pelos Vikings da Dinamarca.
No entanto, Alfred não estava morto e de Athelney organizou seu contra-ataque. Ainda em 878, reuniu um exército entre os povos dominados de Wessex, Sussex, Kent e Mércia, e enfrentou os Escandinavos na Batalha de Edington. Alfred venceu e obrigou os Vikings a se retirarem para o leste. Sendo assim, nas regiões de Lindsey, Essex, Anglia Oriental e boa parte da Mércia, foi estabelecido o chamado território de Danelaw, a colônia Dinamarquesa na Inglaterra.
Alfred continuou desfechando ataques a Danelaw, até que em 880 ocupou Londres e estabeleceu ali o marco divisório entre Danelaw e Wessex (que agora dominava também Sussex, Kent e boa parte da Mércia, além dos seus antigos territórios e da Cornualha). Como parte do tratado entre Wessex e os Vikings, o líder Dinamarquês Guthrum foi obrigado a ser batizado e se comprometer a propagar o Catolicismo no território de Danelaw. Foi a conversão dos Vikings da Inglaterra ao Catolicismo.
Os sucessores de Alfred; Eduardo, o Velho (899 a 925), Athelstan (925 a 939), Edmund (939 a 946) e Eadred (946 a 955); continuaram desfechando ataques a Danelaw, além de atacarem também os Reinos da Nortúmbria e da Escócia. A expulsão dos Dinamarqueses da cidade de York (ponto estratégico, por se situar no centro da Inglaterra), por Eadred, somada aos outros atos dos Reis de Wessex proporcionaram a que Edgar fosse coroado, em 973 como o primeiro Rei de toda a Inglaterra, ou seja, as lutas de Wessex contra Danelaw proporcionaram a unificação da Inglaterra. Entretanto, Danelaw não foi inteiramente conquistada, bem como não o foi a Escócia. A presença Viking na Inglaterra continuou até 1066.




ate semana que vem!Talvez sexta teremos um especial viking o/ vamos ver hohoho




Um comentário:

  1. É realmente interessante ler a história Viking. No final de contas era apenas um povo que se impunha pela sua agressividade e selvejaria e a que que Europa não conseguia pôr freio. É realmente gratificante ler como os ingleses conseguiram dominar um minotauro tão sanguinário!...

    ResponderExcluir

Postagens populares

Zoológico do Muller

Park Pimguis turtle

Followers