A Procura Viking

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Coisas de Vikings deuses nordicos


Fala povo! To meio sumido u.u (fato) mas estamos meio de ferias mesmo xD
então chegando com mais uma postagem sobre viking c.c
Se preparem, agora tudo sobre os misticos deuses Nordicos xD




Religião e Mitos- Parte 5


Odin: Era o principal deus Viking. Ele governava Asgard e também Midgard. Vivia montado em seu cavalo negro de oito patas chamado Sleiphir, e seguido por seus dois lobos de estimação: Geri e Freki. Era o deus da Magia, da Morte e da Guerra, empunhava a lança Gungnir, que nunca erra o alvo. Ele também era o Protetor dos Estadistas (governantes) e dos Poetas. Segundo o imaginário Viking, o principal presente de Odin aos homens foi a sabedoria, representada pelo Alfabeto Rúnico, entretanto, Odin teve que fazer um grande sacrifício para poder criar este alfabeto. Sacrifício este que lhe custou o olho direito. Odin era celebrado na quartas-feiras, e por isso, este dia ficou conhecido como Odinsday, que depois, tornou-se em inglês a Wednesday (quarta-feira). O possível análogo de Odin na mitologia Grega é Zeus, por se tratar do deus dos deuses.

Frigg: Era a esposa de Odin, conhecida por saber de todos os segredos do Universo, entretanto, ela não contava estes segredos para ninguém, nem mesmo para Odin. É a deusa da Fertilidade e suas possíveis análogas na Mitologia Grega são Era, por se tratar da mulher de Zeus e deusa dos Partos, ou Gaia, por se tratar da Mãe Terra, a Fertilidade em pessoa. 
 


 Thor: É com certeza o deus mais conhecido do Ásatrú. Isso devido, é claro, ao famoso desenho de nome “Thor, o deus do Trovão”. Na verdade, Thor não era apenas o deus do Trovão, mas também o deus da Chuva, do Relâmpago e da Vingança. Ele era o melhor entre todos os guerreiros de Asgard, mas não era o deus da Guerra, nem dos Guerreiros. Empunhando seu mítico martelo de pedra chamado Mijollnir, ele era invencível em qualquer batalha. Os guerreiros Vikings costumavam usar réplicas em miniatura do Mijollnir penduradas em seus pescoços durante as batalhas, pois acreditavam que assim também seriam invencíveis, como o deus. Apesar disso, Thor era o menos inteligente de todos os deuses. O possível análogo de Thor na Mitologia Grega é Apolo, por ser filho de Zeus, bem como Thor é filho de Odin, além disso, Apolo é o deus do Sol, e Thor também é deus de entidades celestes. Este deus era reverenciado todas as quintas-feiras, sendo este dia chamado de Thorsday, que deu origem ao nome da quinta-feira em inglês, ou seja, Thursday

  
Loki: Também é filho de Odin, e irmão de Thor, era um deus curioso, por ser ao mesmo tempo o deus do Bem e do Mal. Ele era conhecido com o trapaceiro de Asgard, pois sempre tentava enganar os outros deuses. Seu dia de reverência era o sábado, que era conhecido como Lokisday, mas este dia, por não se tratar de um deus de tanta relevância no contexto Viking, não deu origem ao nome atual do sábado em inglês.



Tyr: Era o deus dos Guerreiros e do Combate (não da Guerra). Era o líder do exército dos deuses, apesar de não ser nem de longe o melhor guerreiro. Seu possível análogo na Mitologia Grega é Marte, que apesar de ser o deus da Guerra, também não é nem de longe o melhor guerreiro do Olimpo. Tyr era muito celebrado principalmente pelos soldados profissionais, e seu dia era a terça-feira, que ficou conhecida como Tyrsday, palavra que em inglês deu origem à Tuesday (terça-feira).


  Frey: Trata-se de um dos principais deuses do Ásatrú. Ele é o Rei dos Duendes e o deus masculino da Fertilidade. Ele é sempre representado com o pênis ereto, para demonstrar que é fértil.

 Por hj é só galera xD espero que tenham gostado *__*


Muller Gomes

5 comentários:

  1. apesar de eu não me interessar pelo tema eu gostei.

    ResponderExcluir
  2. Eu acho os vikings muito sensuais, com suas longas madeixas e o ar de quem não está nem aí prá nada...

    Muito bom o post...

    ResponderExcluir
  3. Muito bom.. Me amarro em mitologia!

    http://estacaoprimeiradosamba.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Show de bola !!!!

    Lokisday.........

    ResponderExcluir

Postagens populares

Zoológico do Muller

Park Pimguis turtle

Followers