A Procura Viking

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Historia Viking parte-11

Coisas de Vikings


Eduardo havia sido mandado por Edmund Ironside para a Normandia, em 1016, quando seu pai morreu, com o objetivo de preservar a linhagem dinástica Inglesa. Ele cresceu sob a tutela de Guilherme, Duque da Normandia. Quando assumiu o trono, fez um pacto com Guilherme segundo o qual, o que morresse primeiro deixaria seu trono para o outro. Eduardo governou até 1066, e foi um dos mais Cristãos dentre todos os Reis da Inglaterra, tanto assim que em 1161 foi canonizado como Santo Eduardo. Uma de suas principais contribuições culturais foi a construção da Abadia de Westmister.
Após a Batalha de Stiklestad, Haraldo Hardrada, irmão de Olaf Haraldsson, fugiu de volta para Kiev, onde ingressou no exército Varegue. Foi servir como mercenário Varegue no exército do Império Bizantino, mas em 1045, a notícia da morte de Magnus (filho de Olaf Haraldsson, que havia recebido o trono Norueguês após a morte de Canuto), o fez regressar à Noruega, em 1046, e reclamar o trono para si. Acabou sendo coroado Rei da Noruega, em 1047. Em seu Reinado, teve pulso de ferro, o que lhe rendeu o apelido de Hardrada , que quer dizer “Conselheiro Duro”.

Em 1066, quando Eduardo, o Confessor, Rei da Inglaterra, morreu, havia três pretendentes à sua sucessão: o Duque Guilherme (ou William), da Normandia (de acordo com o pacto que citei acima); seu filho (filho de Eduardo) Haroldo Godwinson; e Haraldo Hardrada (Haraldo III), Rei da Noruega.


Como os Ingleses queria ser governados por um Inglês, nomearam Haroldo Godwinson como Rei Haroldo II, o que causou insatisfação nas duas outras partes.
Haraldo Hardrada foi o primeiro a se manifestar. Tão logo Haroldo Godwinson foi coroado, em janeiro de 1066, ele atacou a Inglaterra. Os Noruegueses tiveram grandes sucessos. Penetrando pela antiga Nortúmbria, eles venceram o Duque de York e tomaram a cidade. Entretanto, não conseguiram avançar mais e, em 25 de setembro do mesmo ano, foram surpreendidos por um ataque Inglês e derrotados na Batalha de Stamford Bridge, na qual o próprio Haraldo Hardrada morreu.
A derrota de Haraldo Hardrada na Batalha de Stamford Bridge (nos arredores de York) marca o fim da Era Viking. 
Quando a coroa Inglesa parecia assegurada para Haroldo Godwinson, o Duque Guilherme da Normandia desembarcou na Inglaterra e reclamou o trono para si, alegando ser seu direito devido ao pacto que fizera com Eduardo, o Confessor. Como foi hostilizado, preparou-se para a guerra e, no dia 14 de outubro do mesmo 1066, na Batalha de Hastings, na antiga região do Sussex, as tropas de arqueiros e cavaleiros dos Normandos derrotaram as tropas de espadachins e guerreiros com machado de batalha dos Ingleses, pois as tropas Inglesas não estavam acostumadas a enfrentar cavaleiros, nem tão pouco arqueiros.



Haroldo Godwinson foi morto e Guilherme, dito Guilherme, o Conquistador, conquistou a Inglaterra, pondo um fim definitivo às linhagens de Reis Ingleses descendentes dos Teutões e ligando profundamente o Ducado da Normandia à Inglaterra, ligação essa que bem mais tarde, no século XIV, deu origem à chamada Guerra dos Cem Anos, entre França e Inglaterra.
Os Normandos, apesar de terem descendência Viking, não eram Vikings (eram muito mais Francos), e sua ascensão marca o declínio dos Vikings.
Haraldo Hardrada é considerado o último Rei ou chefe Escandinavo com características Vikings. 

Até a proxima o/



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares

Zoológico do Muller

Park Pimguis turtle

Followers