A Procura Viking

terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Coisas de Viking Religião e Mitos- Parte - 1



Fala povo bom ! o/ chengando na area para mais uma postagem viking, acredito que chegamos noa ssunto que todos mais gostam! Espero que gostem, pois eu me amarro o/. Ah!!Será dividida em algumas partes ^^

Religião e Mitos- Parte - 1




Os Vikings não eram criaturas enviadas pelo demônio, ou mesmo homens sem religião, como pensavam alguns homens da época. Apesar de seu costume (que desagradava em muito a Igreja Católica e que lhes proporcionou tais famas) de saquear mosteiros, os Vikings eram extremamente religiosos e desenvolveram uma religião muito peculiar por ser, além de semelhante às doutrinas Protestantes que lhe foram posteriores por cerca de quinhentos anos, um dos maiores, senão o maior incentivo que os Nórdicos tiveram para realizar sua expansão.






Além de uma religião muito evoluída (no sentido de ser adaptada às necessidades de sua população), os Vikings também possuíam vários mitos, como Anões, Dragões, Duendes, Serpentes Marinhas, Gnomos, Elfos e Sereias. Todos estes mitos, por sinal, hoje em dia povoam os chamados RPGs, que foram a febre dos adolescentes da década de 90. O interessante em se estudar tais mitos é justamente entender como, quando e porque surgiram suas idealizações.
Sendo assim abordarei inicialmente as idealizações da mitologia Viking, passando depois às suas crenças religiosas propriamente ditas.
Os Vikings acreditavam que os homens podiam ser perturbados por Elfos e Duendes, que segundo eles seriam criaturas pequenas e com capacidades de se tornarem invisíveis (ou de se esconderem das pessoas de tal forma que não podiam ser encontradas). Os Duendes, segundo as crenças Vikings eram sabotadores natos, gostavam de roubar coisas e escondê-las dos homens. Podiam até provocar naufrágios caso sabotassem um navio.




Já os Elfos eram muito parecidos com os humanos, só que bem menores, com orelhas puxadas e poderes mágicos. Alguns rituais de bruxaria invocavam estas entidades para pedir ajuda ou prejudicar outras pessoas (os Elfos são um pouco semelhantes ao que representa o Saci Pererê no folclore Brasileiro do interior

Os Gnomos eram parecidos com os Duendes, porém, com características boas. Eles protegiam os animais e as florestas, além de guardarem o pote de ouro de Asgard (o céu dos Vikings).





Espero que tenham gostado, logo sai a continuação....Abraço povo


Muller Gomes

19 comentários:

  1. Muito bom o post! Eu gosto muito da cultura Viking! A mitologia é muito rica!

    ResponderExcluir
  2. Gosto dos desenhos....isso é o que mais me chama atenção nesses mundos mágicos!

    www.feriasdopresidente.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Uma aula de cultura! E sou fã de história de civilizações antigas, seus costumes, suas crenças, e o mais curioso, é que muito do que conhecemos hoje, vem de longe, tanto na geografia, quanto no tempo. Gostei muito da temática...

    http://estacaoprimeiradosamba.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. se tu fosse em sao tome das letras entao vc ia fika o ano todo escrevendo, pois é mistico....mto bommm

    ResponderExcluir
  5. bem legal, muita informação bacana. parabéns! Adorei saber um pouco mais sobre os Vikins.

    www.todososouvidos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Eu não sabia que isso era invenção dos vikings eu achava que era invenção do povo Celta, e do Wall Disney...

    ResponderExcluir
  7. muito interessante a postagem...gostei ;;;espero a continuação...

    ResponderExcluir
  8. Ótimo post sobre os Vikings.

    Sempre me fascinou essa cultura tão diferente da nossa!

    ResponderExcluir
  9. Ótima dica de livro e parabéns pelos 100 posts! =) Por favor, deixe um comentário no NeoWellBlog pois vocês tem o selo VIP mas acho que estão sem os últimos 6 envios de newsletter VIP que já está rolando nos e-mails dos VIPs! =)

    Abraços!

    http://nwbgaido.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. toda a cultura viking e nórdica em geral é tão ampla e bonita que eu acho e sempre vou achar um absurdo pessoas que não especificam de qual religião nórdica é um ser ou um deus, e dizem "é pagão" como se tudo o que não é cristão fosse lixo e pudesse ser chamado simplesmente de "pagão". isso é pejorativo.

    gostei do seu blog, cara. bem interessante. tô seguindo.

    http://adegadobardo.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  11. Adoro vikings! [2]

    AAAAAA , eu sou uma valkiria *---*

    ResponderExcluir
  12. O maluco aí (cara da foto com gorrinho tirando uma de mano da periferia), tá mais para zulu que para viking rs ...

    ResponderExcluir

Postagens populares

Zoológico do Muller

Park Pimguis turtle

Followers