A Procura Viking

quarta-feira, 30 de novembro de 2011

HISTORIA VIKING - 13

COISAS DE VIKINGS


A primeira era de ordem econômica, pois como não iam mais knorrs para lá há seis anos, estavam começando a faltar coisas como tecidos, gado e produtos que a região não tinha condições de produzir. Além disso, os indígenas, antes amigáveis, estarem agora exercendo muita pressão sobre os Vikings para que estes trocassem com eles suas armas por peles de animais, coisa que os Vikings não queriam fazer, para não armar os possíveis inimigos de amanhã.


O clima entre os Vikings e os Skraelings ficou cada vez mais tenso nos três anos subseqüentes, até que, em 1012, os índios atacaram L’Anse-aux-Meadows, mataram todos (ou pelo menos a grande maioria) de seus habitantes, queimaram ou destruíram a maioria das casas (algumas sobreviveram e foram encontradas, junto com resquícios de cerâmicas Vikings, em escavações realizadas em 1962, o que provou de fato a existência de Vinland) e assim puseram um fim às pretensões dos Vikings de colonizar aquilo que viria a ser a América.
A Groenlândia continuou a enviar knorrs a Markland para pegar madeira até 1035. Depois, as terras descobertas no ocidente começaram a se tornar inviáveis economicamente e, por isso, foram abandonadas até caírem no esquecimento inclusive do próprio povo da Groenlândia.



Desta aventura fica uma única questão:

Será que devemos reverenciar a Cristóvão Colombo por descobrir a América, ou aos Vikings, que afinal o fizeram quase quinhentos anos antes e com recursos muito menos avançados, pois não conheciam nem a bússola, nem o astrolábio, nem mesmo desenhavam mapas dos oceanos, ou seja, realizaram uma empreitada muito mais difícil e, por quê não, corajosa. É uma coisa que devemos pensar. Se na realidade é tão importante para nós fixarmos datas,  marcos e reverenciarmos heróis (e não os processos que ocorreram para que os fatos se desenvolvessem, o que seria mais correto), então acho que temos mais do que a obrigação de reverenciarmos os verdadeiros heróis e, neste caso, o herói (ou meramente descobridor, como queiram) é Leif Eriksson. 

Até a próxima o/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares

Zoológico do Muller

Park Pimguis turtle

Followers