A Procura Viking

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Coisas de Viking Sociedade Viking- parte-2

Fala povo bom! chegando na correria para postar a continuação da materia sobre a sociedade viking, espero que gostem, o/

Sociedade Viking- parte-2


Nem só em fazendas viviam os Vikings. Existiam também grandes cidades em seus domínios, e eles fundaram outras também. As principais cidades da Noruega e Dinamarca na Era Viking eram: Oslo, Kaupang, Gokstad, Bergen e Trondheim, na Noruega; e Jelling e Hedeby, na Dinamarca. Estas cidade eram na maioria das vezes localizadas ao redor de fiordes e protegidas com altas e largas muralhas de terra batida. Nelas as casas eram bem menores, morando apenas o núcleo familiar em si (homem, mulher e filhos).
As obrigações eram semelhantes, mas as cidades não dependiam da agricultura local para sobreviverem, elas podiam fazer isso através do comércio que era a sua principal fonte de lucros.

 Talvez a mais importante cidade Viking tenha sido Hedeby, na Dinamarca. O comércio na região era tão intenso que chegava a atrair até mesmo os Árabes da Espanha. Os Vikings vendiam e compravam de tudo, mas um de seus principais produtos de venda eram os escravos, no mais das vezes prisioneiros feitos em reides às ilhas Britânicas.

 Sempre que imaginamos os Vikings, lembramos de homens bárbaros, muito maus, trajando roupas peludas e elmos com chifres. Pois bem, esta visão está no mínimo equivocada.  Comecemos por desmistificar os elmos com chifres ou asas. Muitos dizem que os Vikings os usavam pois tinham medo de que o céu lhes viesse a cair nas cabeças. Na realidade, os Vikings nunca utilizaram tais elmos, eles não passam de uma invenção artística das óperas do século XIX, que visavam resgatar a imagem dos Vikings, sem saber ao certo com eles eram. Os verdadeiros capacetes Vikings eram cônicos e sem chifres, como o da foto.

 Quanto às roupas peludas, é certo que no seu cotidiano eles realmente utilizavam roupas bem grossas, devido ao frio das regiões que habitavam, mas apenas uma minoria dos guerreiros as utilizavam, nas batalhas, pois preferiam (por razões óbvias) as malhas de aço e ferro, uma vez que estas protegiam-nos dos golpes.
 Já o fato de serem maus e bárbaros é de fácil explicação. Os primeiros ataques Vikings foram reides a mosteiros na costas e ilhas Britânicas (no final do século VIII), mesmo depois, os Vikings continuaram gostando muito de realizar ataques a mosteiros devido ao fato de estes não serem tão bem protegidos quanto as cidades e guardarem tesouros da Igreja Católica, além de vinho, bebida muito apreciada por habitantes de regiões frias. Esse costume de atacar mosteiros fez com que a Igreja rapidamente condenasse os Vikings e os visse como verdadeiros enviados do inferno. Uma oração comum em finais do século IX dizia o seguinte: “Da fúria dos Nórdicos livrai-nos, ó Senhor”.


Talvez a grande vantagem que os Vikings tenham tido sobre os demais povos da Europa que lhes foram contemporâneos tenha sido sua alta tecnologia de construção naval. Os Noruegueses e Dinamarqueses desenvolveram no início da Idade Média um tipo de embarcação que só veio a ser superada cerca de seiscentos anos mais tarde pelos Portugueses, com a invenção das Caravelas e Naus (que na época funcionavam, não eram como as de hoje).
 
As embarcações Vikings eram de dois tipos básicos: as de transporte e comércio; e as de guerra. Ambas tinham em comum o fato de serem longas, estreitas e com quilhas (parte de baixo do navio) que penetravam muito pouco na água.





Valew galera, acho que ta bom por hoje sobre a sociedade viking, semana que vem começaremos a falar sobre curiosos mitos que envolvem a cultura Viking, ate lá. o/

Muller Gomes

10 comentários:

  1. Mas haaa! Eu tava mesmo querendo pesquisar sobre civilizações antigas que viviam navegando, como os Viking's.
    Ficou muito interessante a tua matéeria.. Mesmo! Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Muito bom o seu blog.. conteudo otimo heim.. Parabens pelo blog..
    http://projetosdeumlouco.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Ola amigo
    Obrigado por comentar em meu blog, estou retribuindo e te seguindo tambem.

    Bacana o blog aki!

    http://marcelinhogustavo.blogspot.com
    dicas de negócios q funfa. mesmo!

    ResponderExcluir
  4. uma cultura muito diferente, mas muito legal... meio que uma moda da epoca... saber sobre eles é sempre bom.. boa postagem

    ResponderExcluir
  5. Legal fazer um blog sobre uma civilização. Boa sorte!

    ResponderExcluir
  6. achei super interessante
    como sempre gostei de história, adorei esse post

    ResponderExcluir
  7. Achei muito interessante você mostrar esse lado da cultura da viking principalmente porque a ficção cria uma imagem totalmente diferente com poucas referências a realidade. E o pior é que alguns tomam isso como verdade e ponto final. Ainda bem que existem pessoas como você que procuram esclarecer isso.

    ResponderExcluir
  8. uia, valew mano, ae valew pelos comentarios gente. semana que vem tem mais XD

    ResponderExcluir

Postagens populares

Zoológico do Muller

Park Pimguis turtle

Followers