A Procura Viking

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Coisas de Viking


Fala povo, chegando para mais uma postagem sobre a cultura nordica o/
esperoq eu gostem c.c

Religião e Mitos- Parte 4

 Os Vikings acreditavam que o mundo, bem como o céu (lugar onde os deuses moravam), chamado de Asgard existia não devido aos deuses, mas sim a uma árvore mágica chamada Yggdrasill. Esta árvore teria as raízes tão profundas que apenas as criaturas hostis (rejeitadas pelos deuses (como os Anões)) viviam à sua volta; ao redor do caule de Yggdrasill estava o mundo dos homens, ou seja, o nosso mundo, chamado de Midgard; e acima das folhas mais altas localizava-se Asgard.

 Para os Nórdicos também existia uma alma, que eles chamavam Filgia. A Filgia só se separava do corpo em duas ocasiões: na morte e ao dormir. Em ambas as ocasiões, a alma ia “dar um passeio” no Reino dos mortos (que depois explicarei com era) e se encontrava com as pessoas falecidas, sendo assim, os Vikings acreditavam que ao dormirem podiam ter  presságios de coisas que estavam por acontecer, sendo os sonhos, por isso, considerados muito importantes.
 O ponto mais importante da Ásatrú, no entanto era a doutrina que julgo semelhante à doutrina Protestante. Entendam: a Escandinávia era extremamente fria o ano todo, por isso, a agricultura é muito difícil.

 Pois bem, o mundo do mortos estava dividido em duas partes: uma chamada Walhalla, análoga à nossa noção de Paraíso e outra chamada Hel, análoga à nossa noção de Inferno. Walhalla tinha o clima ameno e o solo extremamente fértil, além de o sol brilhar o tempo todo, coisa que não acontece no Círculo Polar Ártico, pois durante boa parte do ano, as pessoas são submetidas a chamada noite eterna, e em outras épocas, o sol nasce à meia-noite.

 Já Hel (nome que inspirou nos Ingleses a palavra Hell, que em inglês quer dizer Inferno) era gélido, com terras estéreis e noite perpétua, ou seja, um retrato da Escandinávia. Isso (a semelhança de sua terra natal com Hel) incentivava as pessoas a quererem deixá-la, rumo a um lugar mais quente, de terras mais férteis e onde o dia e a noite se eqüivalessem 
Somente essa comparação entre a Escandinávia e o Hel já seria suficiente para incentivar as pessoas a colonizar outras regiões, no entanto, havia um outro motivo mais forte que empurrava as pessoas a isso.
Quando realizavam reides a outras regiões, mesmo que não as colonizassem, os Vikings roubavam muitas riquezas e, por tanto, melhoravam de vida. Pois bem, Walhalla estava reservada para os corajosos, ou seja, os que morreram lutando; para os saudáveis, os escolhidos dos deuses; e para os ricos e bem sucedidos. 
Em contraposição, Hel estava reservado aos doentes, aos medrosos e aos pobres. Por isso, todos lutavam para melhorar de vida, pois assim, ainda que mortos, iriam para o tão sonhado lugar melhor.

valew galera, espero que tenha gostado, ate a proxima então, ainda temos muito assunto xD
abraço

Muller Gomers

2 comentários:

  1. Sempre gostei da mitologia em geral: da grega, romana, asiática, escandinava... Muito legal!

    http://poisonmandyfpb.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Olá amigo tudo bom
    gosto de mitologia
    dessa historia ai
    parabens

    www.leandrodemorais.tk

    ResponderExcluir

Postagens populares

Zoológico do Muller

Park Pimguis turtle

Followers