A Procura Viking

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

É Polêmica ou só Música mesmo?



Falaew galerinha!!! hoje é papo de discórdia mesmo! O que você acha da secularização da música cristã? Ouvir uma banda gospel americana mesmo sem saber falar inglês não seria o mesmo que ouvir qualquer banda secular brasileira? E o que vocês acham dos rótulos?

Lembrando que não estou aqui pra formar sua opinião com meus comentários mas pra saber da sua posição quanto aos assuntos discutidos.




Observe a seguinte definição:

Música cristã contemporânea - é um gênero musical caracterizado pelo uso de ritmos pop com letras de temática cristã. Pode ser considerado um segmento da indústria musical secular, uma vez que utiliza métodos seculares de gravação, produção, distribuição, e divulgação, embora cantores, produtores e distribuidores não vejam tais atividades como uma forma de entretenimento, mas como um ministério religioso. Utiliza-se linguagem popular em detrimento da linguagem refinada comum a hinos cristãos mais antigos. No Brasil a música cristã contemporânea é conhecida também como música gospel, apesar da diferença existente entre este gênero e a música gospel tradicional.


Após apreciar minuciosamente cada detalhe deste comentário, foi inevitável lembrar dos injustiçados(ou não, vocês que vão dizer), que resolveram abrir mão e até mesmo renegar o rótulo “Gospel”.

Dentre os grandes nomes da música contemporânea, existem aqueles que sempre foram “seculares”, mas ouvidos por cristãos, existem os que são cristãos mas sem esse rótulo conseguem com que o público dito “secular” escute o que eles têm a dizer. Existem ainda os que já nasceram seculares, mas entraram para uma gravadora cristã daí todo crente que era mais conservador passa a dizer que agora ele pode ouvir porque afinal agora ele é GOSPEL.

Quantos não se lembram do Catedral e as pedras que foram lançadas sobre eles?

Pois é, nessa linha de pensamento fui além e resolvi trazer alguns exemplos:

Começando pela indústria( na verdade agora só vou tecer comentários rasos, pois esse post é o primeiro de uma série, estarei falando de Business no meio Gospel numa próxima oportunidade).

Quem não se lembra do filme Matrix? E quantos conhecem a banda P.O.D?

Pra quem ainda não ligou os pontos eu explico:

P.O.D, uma banda Cristã. Fez parte da trilha sonora de Matrix Reloaded, filme que faturou mais de 730 milhões e tornou-se o 13º filme mais visto da história.

O site da MTV americana publicou uma matéria especial do P.O.D.. Nesta matéria podemos ver o testemunho de conversão de alguns componentes da banda, bem como a confissão de fé dos mesmos. Como podemos ver a banda P.O.D. é SIM uma banda formada por cristãos, mas que faz sucesso tanto no meio secular quanto no evangélico

Se é certo os irmãos do P.O.D. tocarem ou não música secular, é um assunto que pode render muitas horas .... mas é um fato concreto que o sucesso da banda no meio secular faz deles um canal de evangelismo maior do que qualquer outra banda gospel.

Outras bandas Cristãs, ou formadas por cristãos que fizeram sucesso nas trilhas de filmes foram:


12 Stone – Rambo 4


Switchfoot – Homem Aranha 2


Paramore – Crepúsculo


Não me espantaria se bandas como Oficina G3, Militantes, Fruto Sagrado, Rodolfo Abrantes, Resgate, e seus seguidores abandonassem suas gravadoras e partissem unânimes para Som Livre. Mas bastou Ana Paula Valadão aparecer na rede Globo que começaram a surgir todo tipo de comentário maldoso sobre a índole da cantora (ou adoradora, como preferir).

O fato é, nunca saberemos os reais motivos de ninguém, portanto vamos parar como a paranóia e começar a ouvir o que gostamos e nos faz bem. Claro que você pode discordar, sendo assim é só comentar.

6 comentários:

  1. agora sei, não precisa de diploma, nem de fauldade pra ser jornalista!

    ResponderExcluir
  2. Acho bacana música critã, mas alguns artistas apelam demais!!!

    ResponderExcluir
  3. Não gosto de músicas cristãs parecer muito chatas alias não esculto quase nenhuma música que não tenha tipo fundamento... ou alguma critica ou algo parecido....

    ResponderExcluir
  4. Eu não escuto música cristã, acho um pouco chatinhas.. Achei seu blog interessante !!

    Te seguindo.. segue tb..

    http://blogdapekeniina.blogspot.com/

    xD

    ResponderExcluir
  5. Musica cristã ouço pouquissimas , em geral de bandas que não se declararam totalmente.
    Agora, ouvir uma música e não entender nada do que ela diz é complicado...

    ResponderExcluir
  6. Realmente, Matheuslaville precisava ouvir um pouco mais antes de falar algo do tipo: "Sem fundamento ou críticas". Não precisa procurar muito pra se deparar com letras incisivas política ou religiosamente falando. Indico a banda Fruto Sagrado(o cd "Distorção" é o melhor).

    ResponderExcluir

Postagens populares

Zoológico do Muller

Park Pimguis turtle

Followers