A Procura Viking

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Historia Viking parte-9

Coisas de Viking
Os Dinamarqueses no Período de 950 a 1066:
Como já havia mencionado, Haroldo Dente Azul conquistou a Noruega em 960, mas vejamos melhor como ocorreram os fatos.
Haroldo atacou o Reino de Haakon I, em 950, mas não se saiu bem, foi repelido. Em 960, Haroldo atacou novamente a Noruega, e desta vez a conquistou. A Noruega já estava infiltrada pelo Catolicismo, apesar de a maioria de sua população ser ainda pagã (adepta do Ásatrú), e lá, Haroldo Dente Azul tomou contato direto com os sacerdotes Católicos, uma vez que Haakon I era Católico, ele havia se cercado de uma elite clerical Cristã.
Diz a lenda que, depois de tomar o poder na Noruega, Haroldo submeteu os sacerdotes leais a Haakon I a uma sessão de tortura, porém sua fé era tão grande que eles não sentiam dor. Vendo aquilo, Haroldo se convenceu de que o Deus dos Católicos era de fato poderoso e se converteu ao Catolicismo, deixando-se batizar logo em seguida. 


Uma igreja de aduelas na 
Noruega


A conversão de Haroldo Dente Azul iniciou a propagação da fé Cristã também na Dinamarca. O Rei esforçou-se para converter tanto Dinamarqueses quanto Noruegueses ao Catolicismo, e incentivou a construção de igrejas por todo o seu Reino. As igrejas que os Vikings construíam eram de um estilo particular, muito diferentes das igrejas tradicionais da Europa. Eram as chamadas Igrejas de Aduelas, feitas inteiramente de madeira trabalhada com imagens da História Viking (muitas dessas imagens eram pagãs). O mais belo nessas igrejas era o estilo da construção. Elas eram pequenas, mas muito altas, com vários telhados escalonados e sobrepostos o que produzia um efeito muito bonito tanto externa quanto internamente.
Em 974, o Imperador do Sacro Império Romano-Germânico, Oto II atacou a Jutlândia e conquistou-a, deixando a Dinamarca reduzida às suas ilhas e ao sudoeste da Suécia. Doze anos depois, em 986, Haroldo Dente Azul foi destronado por seu filho Swein Barba Bifurcada, e morreu no exílio, pouco depois.
O primeiro objetivo de Swein foi o de retomar a Jutlândia ao Sacro Império Romano-Germânico. Para isso, ele desfechou diversos ataques contra seus inimigos, até que em 990 ele conseguiu expulsá-los, durante o governo do Imperador Oto III. Porém, os mais de quinze anos de dominação pelo Sacro Império concluíram na Jutlândia o que Haroldo Dente Azul havia começado, ou seja, a conversão do povo a fé Cristã.



Em 994, Swein Barba Bifurcada junto com seu amigo Olaf Tryggvesson, um membro do karl Norueguês, desfechou um grande ataque contra Londres, visando retomá-la de Wessex. Mas o ataque fracassou. Quando retornaram da Inglaterra, Swein resolveu entregar a coroa da Noruega para Olaf Tryggvesson. Ele queria reconstruir a Dinamarca, que julgava estar em frangalhos após a saída Germânica.
No entanto, no ano 1000, Olaf e Swein se desentenderam e este declarou guerra àquele. A Dinamarca era muito mais poderosa do que a Noruega (pois Swein tinha dividido o poder, mas não o poderio econômico e militar) e, portanto, a guerra se resolveu logo, com a derrota e morte de Olaf Tryggvesson na Batalha de Svolder. Swein retomou a coroa da Noruega e a manteve até sua morte, em 1014. Mas as atenções dele estavam voltadas para a Inglaterra, que desde a expansão de Wessex (iniciada por Alfred em 878), estava engolindo o território Dinamarquês de Danelaw.
Aproveitando-se do que restara desse território, Swein invadiu a Inglaterra em 1001 e, em 1002, conseguiu uma grande vitória sobre o Rei Inglês (nesta época a Inglaterra já era um país, como mencionei no item 6.2.2), denominada o Massacre do dia de São Brice, quando conseguiu um bom fortalecimento de Danelaw.
Onze anos depois, agora ajudado por seu filho Canuto, Swein derrotou o Rei Etelred, o Irresoluto, e só não conquistou a Inglaterra porque este conseguiu fugir da batalha. Entretanto, Swein  Barba Bifurcada morreu em 1014, deixando seu trono na Noruega e na Dinamarca vagos, enquanto seu filho, Canuto, se embrenhava na luta contra os Ingleses.
Devido a esta situação, na Noruega Olaf Haraldsson (ou Olaf II) começou a governar interinamente, escolhido por uma Althing, enquanto que na Dinamarca, a fragmentação política ressurgiu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares

Zoológico do Muller

Park Pimguis turtle

Followers