A Procura Viking

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Esporte fantastico *-*

Oláaa meu pooooovo \o/ estou aqui, mais uma vez pra falar de mais um time.. o mais importante (e futuro líder again ;]) eu já falei.. então estou aqui somente pra fazer meu “trabalho” kkk

Beem, hoje, to aqui pra falar sobre este time que.. bem, não sei muito desse time.. kkkkkkk Então, eu falarei do Botafogo , o Glorioso, que vem em busca de mais um título, lutando e achando que, quem sabe, assim consiga algo ;D

História

No dia 1º de julho de 1894, nascia na praia de Botafogo o CLUB DE REGATAS BOTAFOGO. O clube ganhou esse nome em homenagem à enseada do bairro onde competiam os seus barcos. A sede era em um casarão, demolido, no sul da praia de Botafogo, encostado ao Morro do Pasmado, onde hoje termina a Avenida Pasteur.

No ano de 1904, surgia no bairro de Botafogo um novo clube de futebol, o Electro Club, primeiro nome dado ao Botafogo Football Club. A associação nasceu de uma conversa entre dois amigos durante uma aula. Flávio Ramos e Emmanuel Sodré estudavam no colégio Alfredo Gomes e, durante uma aula de álgebra, nascia a primeira ideia de fundar um clube, através de um bilhete passado por Flávio a Emmanuel, que dizia: "O Ithamar tem um clube de football na Rua Martins Ferreira. Vamos fundar outro no Largo dos Leões? Podemos falar aos Werneck, ao Arthur César, ao Vicente e ao Jacques". E assim tudo começou.

O nome Electro Club permaneceu apenas até o dia 18 de setembro. Neste dia, foi realizada outra reunião na casa de Dona Chiquitota, avó do Flávio, que se assustou ao saber o nome do clube: "Afinal, qual é o nome deste clube?", perguntou. "Electro", respondeu Flávio, que então resolveu seguir o conselho de sua avó:

"Meu Deus. Que falta de imaginação! Ora, morando onde vocês moram, o clube só pode se chamar Botafogo."

Francisca Teixeira de Oliveira, a Dona Chiquitota.

Em 1906, o Botafogo venceu seu primeiro título, a Taça Caxambu, o primeiro torneio do futebol do Rio de Janeiro, disputado pelas equipes de segundo-quadro. O time participou ainda do primeiro Campeona ficando em quarto lugar. A primeira vitória da equipe no campeonato, por 1 a 0, foi contra o Bangu em 27 de maio.

No ano seguinte, terminou empatado o Carioca em pontos com o Fluminense numa grande polêmica só resolvida nove décadas depois.

Em 1910, o Botafogo consagrar-se-ia definitivamente. Ao vencer o Campeonato Carioca de 1910, o time realizou uma campanha marcada por sete goleadas aplicadas sobre os adversários na competição, fato este que lhe rendeu o apelido de O Glorioso. O alvinegro, que naquele campeonato marcara 66 gols, já demonstrava aptidão para marcar várias vezes anteriormente. No ano anterior, aplicou 24 a 0 sobre o Sport Club Mangueira (até hoje a maior goleada da história do futebol brasileiro em jogos oficiais). Nesta mesma época de transição de décadas, o Botafogo ainda fez 15 a 1 sobre o Riachuelo, 13 a 0 e 11 a 0 no Haddock Lobo, 9 a 0 contra o Internacional, entre outras goleadas mais e ainda venceu o torneio interestadual em cima do Palmeiras po 7 a 2.

Símbolos

· Escudo - O Club de Regatas Botafogo não possuía um escudo oficial. Os estatutos especificavam apenas que a Estrela Solitária seria o símbolo maior. Havia, porém, um escudo não-oficial de uso popular. Ele trazia a Estrela Solitária, remos e o monograma do clube. No uniforme, o clube usava um monograma encimado pela Estrela. Em 1919, a Estrela cresceu e o monograma passou a estar dentro dela.

O escudo do Botafogo Football Club foi desenhado a nanquim por um de seus fundadores, Basilio Viana Junior. Era um escudo no estilo suíço, tendo o seu contorno em preto. Sobre um fundo branco, havia, ao centro, as iniciais do clube: B F C, entrelaçadas, em preto.

Em 1942, com a fusão dos dois clubes, manteve-se o formato do escudo do Botafogo Football Club, com a Estrela Solitária branca, do Club de Regatas, no lugar das letras, em um fundo preto. Além disso, o escudo recebeu dois contornos: de dentro para fora, o primeiro branco e o segundo preto.

· Estrela Solitária - A Estrela Solitária, presente no escudo, na bandeira e na flâmula do clube, era originalmente o símbolo máximo do Club de Regatas Botafogo. De cinco pontas, ela era originalmente em um formato diferente que se consagrou. Tinha em cada ponta uma tonalidade, dividindo-as em preto e branco, dando efeito de sombra. Contudo, foi substituída nos primeiros anos pelo famoso modelo da estrela de cinco pontas branca em um fundo preto.

· Bandeira - A bandeira do Botafogo de Futebol e Regatas surgiu após a fusão do Botafogo Football Club com o Clube de Regatas Botafogo. O Football Club possuía uma bandeira com faixas horizontais pretas e brancas, com o escudo do clube ao centro. A bandeira do Botafogo de Futebol e Regatas surgiu após a fusão do Botafogo Football Club com o Club de Regatas Botafogo.

· Manequinho - A imagem passou a ser associada ao Glorioso quando, na comemoração do Campeonato Carioca de 1957, um torcedor vestiu a scultura com a camisa do Botafogo. Os alvinegros, então, passaram a considerá-la um símbolo do clube. Em todas as conquistas de títulos, o Manequinho recebe carinhosamente um uniforme do time.

Em 1990, vândalos roubaram e destruíram o monumento. Uma réplica, de autoria de Amadeu Zani, foi instalada no local para substituí-lo. No ano de 1994, a estátua foi transferida para a praça em frente à sede de General Severiano.
Uniforme

Nos primeiros anos, o Botafogo Football Club usava camisas e calções brancos, com meias pretas. O uniforme inteiro era feito na Inglaterra, então a capital mundial do futebol, até em figurinos de material esportivo.

A camisa listrada é uma homenagem a Juventus de Turim, clube pelo qual torcia Itamar Tavares (um dos fundadores do clube). Em junho de 1909, o Botafogo passaria a utilizar-se de uniformes confeccionados em malha. Mas os escudos só estariam presentes a partir de 1913.

O número total de listras da camisa do Botafogo deve ser de sete a nove, conforme o estatuto do clube. Normalmente, a listra central é da cor preta, porém, em algumas opurtunidades, foram utilizadas na cor branca. Detalhes nas mangas e na altura do ombro também são aceitos para facilitar a diversidade ano a ano.

De acordo com o estatuto do clube, o uniforme deve ser nas cores alvinegras. Portanto, suas camisas reservas são predominantemente brancas ou pretas, tal qual são as cores dos calções e das meias. O uniforme de goleiro não precisa seguir o regulamento do clube.

Ídolos

Convenhamos, ao perguntar a qualquer botafoguense que se preze “fale de algum ídolo do Botafogo..”. Com certeza, voce receberá uma resposta com seguintes nomes: Garrincha, Nilton Santos, Quarentinha, Zagallo, Heleno de Freitas (que tbm tem uma passagem digna pelo Vascão ;]), Jairzinho e Tulio Maravilha (que continua sua incrível batalha pelo milésimo gol.. u.u).

Todos esse tem uma graande passagem pelo Glorioso, com conquistas de títulos e suas belíssimas atuações na historia do clube.

Ultimamente, vem surgindo grandes ídolos.. como Loco Abreu, Caio, Herrera, Cortês (que foi descoberto no time da minha cidade *--*), Jeferson (o grande goleiro..), enfim, vários jogadores que tem uma grande futuro no time e que pode entrar para historia (ou não ne? g.g)

Torcida

Bem, ultimamente, estas estavam meio que sumidas, deixando meio que o time abandonado.. mas agora tem mostrado grande apoio ao time. Lotando, frequentemente, sua casa (o Engenhão). Posso dizer que ver jogos na torcida do Botafogo é bem legal.. já tive a experiência de curtir vários jogos na torcida do Fogão.. sai meio drogada, com os cheirinhos legais que rolavam por la.. mas isso não vem ao caso kkkk

Com de costume, falarei sobre duas torcidas aqui. Uma será a principal torcida, Furia Jovem do Botafogo (a que tem a droguinha que me enlouqueceu kkk) e Torcida Jovem Botafogo.

· Fúria Jovem do Botafogo

A Fúria Jovem foi criada em 21 de junho de 2001 a partir de torcedores dissidentes da Torcida Jovem do Botafogo. Rapidamente, tornou-se a principal torcida do clube. A participação do clube na Série B do Campeonato Brasileiro de 2003 fez a torcida se solidificar ainda mais, estando presente nos jogos do Estádio Caio Martins e fora de casa durante a campanha de volta a Série A. Tem como seu Lema Por amor ao Botafogo. Suas diretrizes São Ética,Respeito e Atitude.

Hoje a Fúria Jovem do Botafogo,tem tido um aumento gradual nos seus membros e/ou participantes,tornando-se assim a maior organizada do Clube Botafogo Futebol e Regatas.

A torcida é dividida em “canis”, uma associação ao seus mascotes Birita e Biruta, que são cachorros (Ava, jurava que eram gatos --‘). O símbolo da Fúria, é um triangulo formado com as mãos. Seus integrantes, são reconhecidos como Cachorrada ou Furiosos.

Grito de guerra:

Da liberdade
De opinião
Nasceu a Fúria
Disposição

Nossa torcida
Independente
É um orgulho
da nossa Gente


ÉTICA - RESPEITO - ATITUDE
FÚRIA NOVA ERA!

Fogo oô, oô
Fogo oô, oô
Fogo oô, oô

Fogo oô
É A FÚRIA, MANÉ!

· Torcida Jovem Botafogo

A Torcida Jovem Botafogo, conhecida como TJB, era a principal torcida organizada do clube, mas teve sua atuação diminuída em 2001, quando alguns de seus membros saíram e criaram a Fúria Jovem do Botafogo. Em 2006, ex-integrantes ainda criaram a torcida Loucos pelo Botafogo.

Fundada em 9 de Setembro de 1969. Na decada de 1990 era a maior torcida jovem do Brasil. Nos anos 2000 até os dias de hoje a TJB já passou por altos e baixos, chegou a quase ser extinta no período de 2001 até 2005 pelo surgimento da Fúria Jovem do Botafogo. No ano de 2006 o Botafogo sagrou-se Campeão Carioca e a TJB estendeu uma bandeira enorme no Rélogio da Central do Brasil no Rio de Janeiro. Em 2007 a TJB começou a reaparecer no cenário nacional e internacional fazendo caravanas para todo o Brasil e para a Argentina, assim aumentando o número de componentes. O ano de 2008 foi um ano importante para a Torcida Jovem do Botafogo, com a volta de alguns esquadrões como Juiz de Fora, Petrópolis, São Paulo e Brasília. Nesse mesmo ano a TJB comemorou 39 anos de existência. Em 2009 mais um feito importante, a volta de integrantes antigos e do famoso Esquadrão Baixada.

Videos









bem gente, é isso.. espero que voces tenham gostado.. demorei um booom tempo, mas tbm nao porque procurei muito, era porque sempre acontecia um imprevisto, mas ennfim, ta entregue e espero que gostem. até a proxima (prometo nao demoorar =x)
















Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares

Zoológico do Muller

Park Pimguis turtle

Followers