A Procura Viking

terça-feira, 4 de outubro de 2011

Historia Viking parte-10

COISAS DE VIKING

Canuto não era Rei de nada, mas os exércitos de seu pai continuavam seguindo-o, pois em última instância ele seria, pelo menos, o governante de Danelaw. Em 1016, finalmente Etelred, o Irresoluto tombou em combate. O caminho para o trono Inglês estava aberto. Edmund Ironside (um Duque Inglês) ainda tentou conter Canuto, mas seus homens (os de Canuto) o derrotaram e ele foi coroado Rei da Inglaterra. Edmund Ironside só conseguiu preservar Eduardo, filho de Etelred, enviando-o para a Normandia, onde seria criado por Guilherme, o Duque da Normandia. Finalmente os Vikings conquistavam a Inglaterra. Mas o preço foi alto, Canuto havia perdido tudo o que seu pai conquistara na Escandinávia.
Os primeiros atos de Canuto como Rei da Inglaterra foram punir severamente todos os Ingleses que se opusessem a ele, mas com seu casamento, em 1017, com a viúva do Rei Etelred, o Irresoluto, ele mudou sua política e passou o resto de seu Reinado se esforçando para que Vikings e Ingleses convivessem em paz.
Depois que já havia assegurado sua posição na Inglaterra, Canuto embarcou para a Dinamarca, em 1019, e rapidamente (com pouca resistência) reunificou o país e no mesmo ano tomou para si a coroa Dinamarquesa.
Na Noruega porém, as coisas estavam mais difíceis, Olaf Haraldsson, que governava interinamente desde a morte de Swein Barba Bifurcada, em 1014, reivindicou o trono Norueguês em 1015 e, em 1016, foi coroado Rei da Noruega.
Olaf Haraldsson era descendente de Haraldo, o Louro, e aceitou ser batizado, em 1013, em Rouen, na Normandia, para poder ser candidato ao trono, ou pelo menos ao governo interino da Noruega. Quando foi coroado dedicou-se a enraizar ainda mais o Catolicismo na Noruega, pois percebeu que a Igreja proporcionava uma excelente máquina de dominação popular. Entretanto, Olaf II exagerou e suas medidas provocaram grande hostilidade por parte das Althings Norueguesas.





Canuto não havia desistido do ideal de reconquistar para si o que fora de seu pai, por isso, em 1028, invadiu a Noruega tomando Trondheim, onde se proclamou Rei. Olaf Haraldsson estava extremamente impopular (desde os ricos até o povo) e sua única opção foi fugir para a Rússia, buscando refúgio no Principado de Kiev (fundado pelos Varegues e considerado por muitos como o primeiro Reino da Rússia), onde reuniu um exército mercenário (composto por pagãos) e retornou à Noruega para enfrentar Canuto, em 1030. Porém, seus exércitos eram inferiores aos experientes soldados de Canuto e ele foi derrotado e morto na Batalha de Stiklestad.
Após a morte de Olaf Haraldsson, começaram a surgir rumores de milagres operados por ele (apesar de sua extrema impopularidade), rumores estes que levaram à sua canonização como Santo Olavo, o padroeiro da Noruega, em 1164.
Canuto enfim unificara sob seu poder a Inglaterra, a Dinamarca e a Noruega, além de ter influência na Islândia e nos territórios de presença Viking da Irlanda. Porém o Condado das Órcadas estava cada vez mais distante dos acontecimentos políticos Escandinavos e já era muito mais influenciado pelo Reino da Escócia do que pelos Vikings em si.






O único homem que pode ser chamado de “Imperador Viking”, ou seja, Canuto, morreu em 1035 e o Império, que ele havia conquistado com tanto esforço, se esfacelou. Na Noruega, assumiu o trono Magnus, filho mais velho de Olaf Haraldsson. Já na Inglaterra, os filhos de Canuto Reinaram, mas Haroldo, o Pé-de-Lebre (1035 a 1040) Reinou apenas cinco anos e foi morto por conspiradores e Harthecnut (1040 a 1042) conseguiu reinar apenas dois anos antes de também ser morto por conspiradores Ingleses que aspiravam devolver o trono Inglês a um Inglês. Por isso, trouxeram de volta da Normandia Eduardo, o Confessor, filho de Etelred, o Irresoluto. Sob o pretexto de ser meio-irmão de Harthecnut (uma vez que este era filho de Canuto com a viúva de Etelred), Eduardo assumiu o trono da Inglaterra, em 1042.




No próximo post vocês lerão sobre a vida do novo rei......até

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares

Zoológico do Muller

Park Pimguis turtle

Followers