A Procura Viking

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

A mulher do japonês

Fala galera, trazendo um conto encantador kkkkk eu adorei, espero que gostem xD

Conto


No Vale do Vazio morava pouca gente, inclusive eu, menino ainda – nem pêlos tinha. As coisas por lá aconteciam lentamente, até as nuvens voavam de ré, então, o dia tinha a espessura de uma folha seca que viajava no vento morno e, pra chegar no poente, ainda tinha um rio para atravessar. Assim, o tempo vadiava, vadiava.

Todas as casas tinham um pé de bocaiúva, prímulas, uma hortinha de peixes e todas ficavam na rua principal - até a mercearia do japonês, que vendia fumo, fubá, guaraná em pó e caixão para morto. Aquele vale era um lugar bem alegre, largado e vadio, mas todos os moradores se entendiam – o preconceito e as aranhas tinham sido banidos dali.

 O idiota da vila anunciava a noite cantando ao longo da estrada e, quando as estrelas tiravam suas roupas, ele dormia sobre o telhado de alguma das casas enquanto a noite salpicava urina de orvalho em seu chapéu rasgado. Os homens capinavam a preguiça quando o sol estava a pino, depois bebiam cachaça de milho no bar do japonês e falavam em língua guató enquanto as mulheres cantavam em guarani e maceravam a mandioca até virar macarrão, para depois estendê-lo pelos varais para secar. 
Os meninos e as meninas pescavam numa lagoa embrenhada de sapos e rãs. Depois, os moleques sondavam as pererecas e as jias das meninas, que fingiam ser apenas girinos. Viver naquele remanso de acontecimentos esculpidos no vazio era tarefa árdua de urutau e poeta.
Numa manhã, chegou por ali uma mulher estranha, com a pele e olhos iguais a um lagarto, e que comia ovos de orvalho. Tempos depois, a mulher se apaixonou pelo japonês e eles se casaram.

 Aniceto, o japonês, era um índio Uaiuai, que por razões desconhecidas ficara branco e, por isso, todos o chamavam de japonês. E nesta vastidão de monotonia, onde nada de incomum acontecia, todos vivíamos felizes por muito tempo. O japonês e sua mulher trabalhavam no armazém, onde ela fazia e vendia pastéis de lingüiça de surubim – os melhores do mundo. Todos apreciavam aquele acepipe com pimenta: João Rola-Flor, o benzedor, comia mais de dez – todos os dias – mas morreu logo em seguida. E assim foi. As pessoas não comiam mais os pastéis com medo de morrer. Aniceto e sua mulher chegaram no apogeu do vazio, e o japonês confessou que havia inventado aquela mulher para fazer ajuda em seus negócios e também na vida sexual . – ele queria um filho com ela. Ninguém acreditou na história e a mulher foi entrando para lagarto até o fim - nem benzedor deu jeito. Dizem que ela vive no meio dos tiús até hoje.
 Manoel era um menino magro, que parecia um mosquito de hospício. Ele vivia a céu aberto e sem camisa, mostrava a língua para pássaros, arrancava pétalas de sapos e tinha vício de espionar por dentro das pessoas – depois escrevia nas pedras com gosma de lagartixa para todos ficarem sabendo. 
Menino endiabrado, me convidou para assustar a lua no lago. Saímos de mansinho.
Pra lá de meia-noite, topamos com uma figura desfolhada que remava rumo ao vale - nunca enxergamos seu rosto. Naquela noite, dona Zebina morreu e noite após noite morria um dos velhos moradores – sempre depois da visita do remador. Tenho segredos com Manoel. Numa noite escura furamos a canoa daquele estorvo e tapamos o buraco com sabão de cinzas. Canoa e canoeiro foram parar no fundo do lago lamacento de bagres. Para aquelas bandas, hoje só nasce criança de dupla e ninguém morre.
 Sempre encontro Manoel fazendo arranjos para canto de tucanos pelas ruas de Campo Grande. Outro dia perguntei se ele lembrava da mulher do japonês. Ele respondeu em Fellini. -Claro que recordo, a mulher do bugre Aniceto, aquela que virou “largato”!
Foi bem assim.

FIM

Um comentário:

  1. Olá, vi seu post no orkut sobre o interesse de fazer parceria com outros blogs.

    Estou interessada em trocar nossos banners.
    Tenho alguns blogs para oferecer a parceria:

    http://hakkyohoppier.co.cc
    http://nightvolker.co.cc
    http://poieticaorigamis3d.blogspot.com
    http://pinkfloydcollectors.blogspot.com
    http://athanatosprima.blogspot.com


    Somente o primeiro é meu, mas eu atuo como gerente de marketing dos outros.


    Se tiver interesse também, por favor, entre em contato.

    Abraços, Hakkyo Hoppier

    ResponderExcluir

Postagens populares

Zoológico do Muller

Park Pimguis turtle

Followers