A Procura Viking

terça-feira, 5 de abril de 2011

Coisas de Vikings O Ser Viking

Fala galera! Como tudo tem um fim, comunico que a parte de mitos e a parte religiosa dos vikings ficaram para tras, apartir de hoje saberam um pouco mais da historia desse povo tão VIKING kkkkkkk


O Ser Viking:
 Bem, agora que o leitor já está bem familiarizado com os Vikings, eu explicarei o porquê do título deste trabalho. Como podem ver, no título eu afirmo que os Vikings não eram apenas um povo, eram muito mais, ou seja, eram um ideal.
Mas como? Você mesmo disse que os Vikings eram os habitantes do fiorde Vik, não disse? O leitor deve estar perguntando.
Pois eu respondo. Todos conhecem pelo menos um pouco da História da Roma. Pois então, Roma, como todos sabem é um cidade, a atual capital da Itália, mas no passado já controlou um dos maiores Impérios que o mundo já teve. Nesta época dizia-se Romano a um conjunto de situações e a Cultura que foi estabelecida por aquele povo, mesmo que fosse o Romano de Alexandria, no Egito ou de Córdoba, na Espanha. Tudo pertencia ao estilo próprio de Roma, que surgiu na cidade de Roma. Sendo assim, é mais fácil explicar o porque do nome Viking, basta compreender que foi um estilo de vida que surgiu no fiorde Vik.


 No entanto, os Romanos conquistaram um grande Império, enquanto que os Vikings tiveram pouquíssimos períodos de união. O que caracteriza os Vikings como um grupo não é a raça, pois como vimos os Danos são Teutões e os Noruegueses são Escandinavos. Não é um Império, pois salvo durante o reinado de Canuto os Vikings não foram totalmente unidos. O que os caracteriza como um grupo então?
 Poderia ser a mesma língua, mas não é. Poderia ser a mesma forma de governo, mas não é. Poderia ser o mesmo estilo de embarcações, roupas, alimentação, armas e guerras. Mas também não é. Poderia, é verdade, serem todas essas coisas juntas, formando então uma mesma Cultura. É, poderia, inclusive esta hipótese chega bem perto do que é de fato ser Viking. Mas o ser Viking não é apenas ter uma mesma cultura, nem sequer religião, porém, o Ásatrú esta diretamente ligado ao que é ser Viking, mas não é o único motivo, quero dizer. Não bastava seguir o Ásatrú para ser Viking, pois o Ásatrú foi, provavelmente, criado com o intuito de incutir em todos os Vikings aquilo que podemos definir como: o ideal Viking.
Mas o que seria este ideal?

Bem, chega de enrolação, o ser Viking é ser movido pelo ideal de fugir do frio e da esterilidade do solo a qualquer custo. Não importa se o indivíduo terá de matar, roubar, destruir e até morrer (indo para Walhalla). Desde que ele consiga sair do triste inferno gelado e estéril onde vive para ir habitar terras melhores, tudo bem.
Partindo destas afirmações podemos então finalmente discorrer sobre o pensamento que lancei no início da obra: “Um Escandinavo deixa de ser um Viking quando ser torna Cristão”.



 É simples a dissertação sobre esta frase. Os Vikings tinham o Ásatrú como uma espécie de manual de instruções de seu ideal (como expliquei no item 3.4). Sua religião não só os obrigava a procurar um lugar melhor para viver, como também justificava tudo o que fizessem para chegar a ele. Portanto, a instituição dos valores Cristãos nas cabeças dos Escandinavos foi incutindo neles o medo de que se pecassem (matando, saqueando mosteiros, roubando, comercializando com os Árabes...) poderiam ser punidos. Além disso, a doutrina Católica diz que os homens devem se resignar com a situação a que Deus os submeteu, pois tudo não passa de uma provação Divina.
Sendo assim, depois de pouco mais de um século da conversão do primeiro Rei da Noruega ao Cristianismo, a chamada Era Viking chegou ao fim. Pois em um século, uma religião preparada para dominar o povo, como o Catolicismo, pode se enraizar em uma população de tal forma que as crenças antigas podem chegar à beira do esquecimento. Podemos então afirmar que o Catolicismo destruiu os Vikings.


 Até a proxima xD

2 comentários:

  1. Os "vikings" eram iguais os celtas eles não tinham um poder centralizado por isso não conquistaram muitas terras,A palavra viking tem muitas traduçoes, usamos o termo "viking" para designar tribos do norte mas isso é errado, "viking" é um ato de roubo pirataria ataque etc, nem todas as tribos "vikings" eram agressivas .Todas as fotos citadas no post são celtas Tem até um anão aí.Mas bom trabalho. ^^

    ResponderExcluir
  2. ixi dei mole kkkk mas valew amigo xD to vendo os comentarios aos poucos agora que estou desempregado u.u fazer as coisas com pressa da nisso, desculpa ae gente

    ResponderExcluir

Postagens populares

Zoológico do Muller

Park Pimguis turtle

Followers