A Procura Viking

sexta-feira, 22 de abril de 2011

Mundo Otaku - Oh Enka!

Hey oh people!


Aqui vai meu primeiro post pro Taberna!
(o de apresentação não conta) xD

Tô postando isso aqui pq eu acordei com a música do Naruto, que eu falo no fim do post...
E também porque o MULLER me encheu o saco pra postar algo aqui... Qualquer coisa, ele disse... 
Mas tá. Ah, ele quis que eu falasse que ele é incrível, fodão, poderoso, invencível, etc, mas é claro que ele tá doido se acha que eu vou dizer que isso é verdade, até porque tá longe de ser real...
Continue a sonhar, Mr. Muller-kun xD

Não posso dizer que vou postar com frequência porque sou mãe de família e tenho outras prioridades xD
*antes que comecem a ler, tudo o que tá em laranja é link, então podem clicar e saber mais sobre o que tiver em laranja* xD~
Mas hoje vou falar sobre um estilo de música japonesa, o estilo Enka xD

Pra começar, um video nesse estilo:
Itsuki Hiroshi


Bom, pode-se considerar que enka é um estilo de música que basicamente só velho ouve xD
Apesar de muitos jovens gostarem o.O

É um estilo de música uma mistura sons tradicionais japoneses com melodias ocidentais, algumas, como a do vídeo acima, lembram um pouco aquelas músicas antigas que nossos avós ouviam, como Frank Sinatra & Cia Ltda.

Outras músicas tem o estilo típico japonês bastante carregado, que geralmente tocam nos festivais de Bon Odori

Sakura Maya - A Susan Boyle/Maisa japonesa.
Venceu o primeiro concurso com 6 anos, hoje com quase 13 anos...

Foi criada entre a era Meiji e a Era Taisho, como uma forma de protesto.
O termo enka é formado por dois kanjis 演歌 ( atuar+canção) e significa literalmente canção interpretada, começou como uma forma de expressão de desacordo político, colocavam os discursos em forma de música para fazê-los mais atraentes, diferente da nossa Tropicália (-.-). Foi o primeiro estilo a misturar as melodias japonesas com as harmonias ocidentais para criar um novo estilo musical.
O gênero como o conhecemos apareceu no início do século XX, na época, considerado o auge da música japonesa contemporânea, suas raízes provavelmente remontam da Coréia e outras partes da Ásia, que têm gêneros similares até hoje.
O enka não pode ser confundido com a música folclórica tradicional, já que essa surgiu muito antes, e o enka é basicamente canção de balada, que combina claramente a música moderna ocidental com um sabor tipicamente japonês.
Do mesmo jeito que aconteceu no Brasil durante a ditadura, foi em 1874 que o primeiro partido político japonês foi formado, mas para os líderes não era permitido falar em público, então eles escreviam canções e mandavam pessoas cantarem pelas ruas espalhando suas mensagens.
Hoje em dia, o enka já não é mais usado com esse fim, como instrumento para o ativismo político, o estilo lírico desse gênero de desenvolveu desde o Waka, uma forma tradicional de poesia japonesa e canção tradicional.
No Japão, o enka se tornou realmente um estilo musical de sucesso na década de 50, com o cantor Hachiro Kasuga.
Pode-se generalizar como sendo a música popular japonesa, que assim como a MPB está presente em séries de TV, filmes e novelas.
Até a década de 90 tinha grande participação no programa anual de final de ano (anual de final de ano - oh, santa redundância), o Kouhaku Utagassen (show da XUXA!!! *_*), em que os times masculino (shirogumi) e feminino (akagumi) disputam para saber qual será o vencedor do ano (no programa anual de fim de ano, que passava todo ano xD) - que nem o show da Xuxa que passa todo ano no fim do ano xD
.
As músicas têm letras bem melancólicas, focando no tema de desilusões amorosas, repetindo bastante palavras como lágrimas, saquê, lembranças, separação, etc.
Mesmo assim, alguns cantores tendem a querer fugir disso, como o cantor Toba Ichiro, que canta geralmente sobre o mar.
Toba Ichiro
Agora fala que ele não tem uma cara de Sinatra??


Os principais instrumentos usados para compor esse estilo são o violão e os instrumentos orquestrais em geral, do lado ocidental e para a parte oriental, instrumentos que apareciam em momentos-chave, dando um toque típico, como o shamisen, o koto, e tambores de taiko.

Shamisen

Koto

Tambores de Taiko



O enka se divide em dois dub-grupos: o Yonanuki maior e o Yonanuki menor. O maior encaixa as canções destinadas aos homens, com toques tranquilizantes, mais cálidos (quentes, ardentes, apaixonados - ou mais picantes, no bom português brasileiro =D ), enquanto o Yonanuki menor se resumem a serem mais emocionais, dirigindo-se de maneira recorrente ao desespero, sendo direcionado mais ao público feminino.

Entre os cantores mais famosos da música enka se destacam:
(uma banda de metal, que ocasionalmente faz músicas nesse gênero)

Teresa Teng

Hikawa Kiyoshi

Fuji Keiko

Itsuki Hiroshi

Hosokawa Takashi

Sakamoto Fuyumi

Nagayama Yoko



Existe também um seriado chamado "Hagure Keiji Junjoha" que incorporou músicas do cantor Horiuchi Takao, no seriado, interpretadas pelo ator que faz o detetive. São os grandes sucessos do cantor, como Gaki no koro no you ni, Jodan ja nee, Kageboushi, Tokai no Tenshitachi e Koi uta tsuzuri.

Ah, tem também uma música no anime nem um pouco conhecido Naruto, que é Oh Enka!
Que de enka só tem o nome xD
A letra é bem esquisita e é cantada pelos dubladores de alguns personagens, como Akamaru, Naruto, Sakura e Shikamaru.

Tá aqui o vídeo:


Fim.
xD

Claro que tem muito mais coisas pra postar sobre músicas japonesas, e eu poderia falar mais sobre o enka, mas tô com preguiça T_T

Então... créditos pra mim, pra Maisa e pro Naruto.
xD

Hakkyo Hoppier

4 comentários:

  1. adorei.....lagrima, saque, lembranças e apostasia kkkkkkkkk eu acho legalzinho musica enka >< tinha uma no anime slam dunk putz muito boa kkkkk te que fim postou heim? rum
    querendo ou naum vc falou u.u e eu nego kkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  2. a musica contagem dos bijuus do anime naruto é enka?

    ResponderExcluir
  3. a musica contagem dos bijuus do anime naruto é enka?

    ResponderExcluir

Postagens populares

Zoológico do Muller

Park Pimguis turtle

Followers