A Procura Viking

sábado, 3 de setembro de 2011

Historia Viking parte-8

Coisas de Viking


Os Vikings da segunda metade do século X até o fim da Era Viking:

Aqui será relatada a decadência Viking, ela veio junto com o Catolicismo e pois um fim às incursões de um povo tão avançado nas tecnologias náuticas e bélicas, que conseguiu empreender, quase quinhentos anos antes de Colombo, a descoberta da América, não só pela Groenlândia (que apesar de muitos não saberem, pertence à América), mas também por Vinland, que ao contrário do que muitos pensam, foi realmente descoberta.
Veremos também nesta parte do trabalho a série de guerras entre os próprios Vikings, Noruegueses contra Dinamarqueses e vice-versa, que enfraqueceram ainda mais os povos Nórdicos, dando a impressão temporária de fortalecimento de um dos lados, como no Império de Canuto, mas que acabaram por levar a, já exaurida, civilização Viking a perda quase total de sua importância deixando, inclusive, os Escandinavos de serem os Vikings.

6.3.1 – Os Noruegueses no Período de 950 a 1066:
Haakon I era o Rei da Noruega em 950, quando esta foi atacada pelos Dinamarqueses chefiados por seu Rei Haroldo Dente Azul, filho de Gorme, o Velho, que unificou a Dinamarca.
Haroldo Dente Azul atacou a Noruega com seus drakkars e seus guerreiros, mas Haakon I teve muito sucesso na defesa do Reino, expulsando o invasor.
Porém, dez anos se passaram, ou seja, em 960, Haroldo tornou a atacar a Noruega. Desta vez, Haakon I foi pego de surpresa e morto na batalha. Resultado, a Noruega foi conquistada pela Dinamarca de Haroldo Dente Azul.
Depois da conquista da Noruega por Haroldo Dente Azul, a História dos acontecimentos de Dinamarca e Noruega se mistura muito, por isso deixarei para contá-la quando falar da Dinamarca neste período, porque sobre a Noruega há outras coisas para contar, entretanto sobre a Dinamarca, não há.
Bem, já que exclui da pauta de temas deste trecho a situação político-militar da Noruega, então me remeterei a contar fatos importantes ocorridos nas possessões marítimas deste país, que apesar de estarem parcialmente independentes desde o final do governo de Haraldo I, continuaram a receber sua influência.


Contarei aqui a História de um homem muito rico pertencente ao karl, chamado Erik, o Vermelho.
Com certeza muitos já ouviram falar a respeito deste Viking, mas garanto que a maioria não tem nem idéia do porquê de sua fama. É este o objetivo aqui, contar quem foi ele.
Erik nasceu por volta de 940, na Noruega. Cresceu lá, e por volta de 970, numa discussão na Althing, matou um outro notável Norueguês. Ele foi julgado, mas sua pena não foi a morte, e sim o banimento para a Islândia.
Chegando na Islândia, como era muito rico, Erik logo se tornou o proprietário de um fazenda, e junto com sua família estava reconstruindo sua vida. Entretanto, por razões desconhecidas, em 980 ele matou outro homem, agora um notável da Islândia. Sua pena foi novamente o banimento, mas não para um lugar definido. Agora ele já não mais podia pisar nem na Noruega, nem na Islândia. Restavam-lhe poucas opções de onde ir, então, por dois anos ele navegou com um grupo de seguidores seus, deixando sua família na Islândia.
Em 982, ele encontrou uma terra cheia de rochedos a noroeste da Islândia. Desembarcou lá e viu alguns campos verdes (era verão), na hora ele percebeu que havia descoberto novas terras.
Erik viu nisso a chance de criar seu próprio Reino, independente da Noruega, que tanto o perseguia. Ele retornou para a Islândia dizendo que havia descoberto a Gröenland (que em inglês ficou Greenland, ou Terra Verde). Ele sabia que com esse nome atrairia para seu empreendimento muitas pessoas em busca da tão sonhada terra fértil.


Quatro anos mais tarde, em 986, ele finalmente conduziu uma esquadra de vinte e cinco knorrs até a Groenlândia. Lá, ele se radicou na região sul, que ficou conhecida como Colônia Oriental (por ser mais perto da Europa). Fundaram a cidade de Gardar e a vila, ou fazenda de Brattahlid, da qual Erik se tornou o chefe. Aos poucos foram chegando mais pessoas e a Groenlândia foi sendo povoada. A cidade de Gardar chegou a ter uma Catedral, um Mosteiro Beneditino, um Convento de monjas e doze Paróquias. Mais tarde, mas ainda no século X, foi edificada mais a noroeste a chamada Colônia Ocidental, mas nela só havia o pequeno povoado de Gothabfjord (mapa da Groenlândia, com as Colônias Oriental e Ocidental destacadas no item 2.1).
Não é nem preciso mencionar, devido ao imenso número de Igrejas, que a Groenlândia sempre foi Católica, desde seus primórdios. Há indícios que mostram que a conversão da Groenlândia ao Catolicismo ocorreu entre 990 e 1000. 
No ano 1000, Erik, o Vermelho (também dito Erik, o Ruivo) morreu e foi sucedido no governo de Brattahlid por seu filho Leif Eriksson (Eriksson = Erik + son (filho de Erik)), que teve que desistir de seu empreendimento marítimo (explicado detalhadamente no item 7 – Vinland) para suceder o pai.

Leif Eriksson

2 comentários:

Postagens populares

Zoológico do Muller

Park Pimguis turtle

Followers