A Procura Viking

terça-feira, 30 de novembro de 2010

Coisas de Viking



Fala galera!Como muitos não entende o que é um Viking e tals,(mesmo depois da materia que fiz no inicio da criação do blog.u.u) estarei durante essa semana e a outra trazendo pequenos fatos sobre eles.Espero que aproveitem.
Nessa semana não teremos, momento religioso comigo, a angelica ja fez uma muito boa, tambem não teremos contos.

Materia tirada de um  trabalho de um aluno da faculdade de historia da USP Danilo José Figueiredo, mas deixo claro que não sera toda materia tirada de outras fontes. u.u

-
A Escandinávia:
 
A Escandinávia atual é composta por duas penínsulas: a Escandinava e a Jutlândia. Na península Escandinava situam-se a Noruega, a Suécia e a Finlândia, e na península da Jutlândia situa-se a Dinamarca. Portanto, o termo Escandinavo refere-se aos habitantes de um desses quatro países. No entanto, a situação não era a mesma no final da Antigüidade e princípio da Idade Média.
 
Na realidade, esses quatro países ditos Escandinavos são formados por três povos diferentes (muitos não sabem, mas ao longo da História, centenas de povos diferentes migraram, guerrearam e, às vezes se miscigenaram na Europa, sendo assim, o conceito de Raça pura é um absurdo completo, mesmo em se tratando dos loiríssimos Escandinavos), os Fineses, os Teutões (ou Teutos) e os Escandinavos propriamente ditos. Os Fineses constituíram uma leva migratória provavelmente oriunda do norte da Ásia, que aos poucos foi se aproximando da Escandinávia, até se sedentarizar, no final da Antigüidade, na atual Finlândia e em algumas regiões do norte e nordeste da Suécia.
 norte da Suécia

Os Teutões são uma leva migratória muito mais antiga, desde os mais remotos tempos eles já habitavam a Europa e moveram-se muito pouco até se estabelecerem na Jutlândia, nas ilhas do mar Báltico e no sudoeste da Suécia. Entretanto, os Teutões não são muito conhecidos pois tinham divisões internas entre “raças”. As principais “raças” Teutônicas eram os Saxões, os Anglos, os Frísios, os Jutos (cuja “raça” deu nome à Jutlândia) e os Danos. Por fim, os Escandinavos também são um povo muito antigo na região, cuja presença remonta talvez aos mais longínquos tempos da Pré-história. Eles se estabeleceram inicialmente no noroeste da Noruega, mas depois se espalharam por toda a Noruega e pela maior parte da Suécia.
 Teutão

No início do século V, os Romanos estavam em franca decadência, e em 410, visando proteger a própria cidade de Roma dos ataques das hordas bárbaras, o Imperador retirou as tropas que guardavam a Britânia (ilha onde atualmente se situam Inglaterra, Escócia e País de Gales). Sendo assim, os habitantes da península da Jutlândia começaram a atacar a Britânia, pois as condições de sobrevivência no lugar eram terríveis (terras estéreis e frio intenso). Foi assim que Anglos, Frísios, Jutos e muitos Saxões transferiram-se para a Britânia, onde sua miscigenação com os Britânicos (nativos da Britânia) deu origem aos Ingleses. Depois dessa leva migratória que perdurou pela primeira metade do século V, a Jutlândia se viu semi abandonada, e foi ocupada pelos Danos (ao norte e centro), que residiam no sul da Suécia e ilhas do Báltico, e pelos Saxões (ao sul).
As comunidades nessa época eram muito divididas e é provável que cada pequeno povoado constituísse um Reino de fato.
O leitor deve estar se perguntando: “Mas por que o autor está me falando sobre todos esses povos?” Bem, a resposta é simples. Acontece que os Danos, foram o único povo Teutão que não migrou para a Britânia, pelo contrário, a migração dos outros deu-lhes mais espaço, pois mesmo os Saxões migraram em grande parte para a Britânia. Sendo assim, os Danos se espalharam e ocuparam a Jutlândia, sem abandonar nem as ilhas do Báltico, nem o sul da Suécia. Isso é importante para delimitar o tema de meu trabalho, pois ao contrário do que muito acham, os Vikings não eram os Noruegueses, os Dinamarqueses e os Suecos, pois os Suecos, juntamente com os Danos que habitavam a Suécia compuseram, na época Viking, o povo Varegue ou Varangiano, não sendo portanto os Suecos, Vikings. Estes se compuseram pelos Escandinavos da Noruega e pelos Danos da Jutlândia e ilhas Bálticas.
Em branco as rotas dos Vikings Noruegueses, rumo ao oceano Atlântico, ilhas Britânicas e Normandia.
Em laranja as rotas dos Vikings Dinamarqueses, rumo ao sul a Inglaterra, Normandia e Mediterrâneo.
Em vermelho as rotas dos Varegues. Eles chegaram a Constantinopla e fundaram o primeiro Reino da Rússia (com capital em Kiev), além de dominarem a Finlândia, mas não eram Vikings.



Espero que tenham gostado desse inicio. 

Muller Gomes

9 comentários:

  1. Bastante pitoresco e informativo o seu blog!
    boa sorte com ele!

    ResponderExcluir
  2. valew mano, obrigado pelo comentario ^^
    volte sempre

    ResponderExcluir
  3. Diferente! ..interessante e informativo! Muito bom!
    http://medicinepractises.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. o/ bom qui gostou, se olhar as outras materia aposto que tambem vai gostar o/

    ResponderExcluir
  5. Gostei muito do seu blog e da proposta. Um blog sobre viking, ou seja, um espaço na internet pra se falar de história de forma séria. Nossa, isso é muito legal. Meus parabéns.

    ResponderExcluir
  6. eu adorei seu blog, são poucos que colocam tantas informações em um só blog. continue assim, sempre que puder, visitarei para ficar por dentro das coisas. visita o meu?

    http://gyzellecherry.blogspot.com/ - Entre que você não vai se arrepender.
    Palavras apenas mudará seu conceito sobre leitura. Textos feitos com doçura, como tu nunca viu igual. Não perca!

    ResponderExcluir
  7. Boa colocação histórica e geográfica. E é interessante a valorização dada a um povo que é pouco mencionado apesar de ter grande importância.
    Já estive aqui e gostei bastante do blog.

    ResponderExcluir
  8. Vikings Domain! Sou fã desse povo tanto quanto dos Celtas, bom blog, não li a matéria toda por falta de tempo, mas bom blog, valeu!

    ResponderExcluir

Postagens populares

Zoológico do Muller

Park Pimguis turtle

Followers